A equipa das bibliotecas deseja a toda a comunidade educativa votos de Bom Ano letivo 2018-2019 e... BOAS LEITURAS!
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
terça-feira, 24 de julho de 2018
aLeR+ o Holocausto


No âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, iniciado nas turmas do 9.º ano aquando do evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto com a visualização de um documentário sobre a libertação dos campos de concentração, foram realizadas as seguintes atividades:
Na Escola D. Luís de Loureiro, o projeto concretizou-se em articulação com as disciplinas de Português, História, Geografia e EMRC. Os alunos visualizaram, no dia 27 de janeiro, na Biblioteca, na aula de História, o documentário «Os últimos dias», de Steven Spielberg e The Shoah Foundation que narra a história de cinco judeus húngaros sobreviventes e conheceram os diferentes recursos disponíveis nas bibliotecas do agrupamento sobre este trágico momento da História. Também na disciplina de História, os alunos realizaram trabalhos de investigação sobre portugueses que morreram nos campos de concentração com vista à elaboração de uma exposição. Na disciplina de Geografia, os alunos pesquisaram sobre genocídios do século XX, tendo sido construído, com recurso à ferramenta ThingLink, um mural com essas informações em diferentes suportes.
Na disciplina de Português, os alunos leram ler livros (informativos e de ficção) sobre o Holocausto (da lista disponível AQUI) e apresentaram-nos na aula de Português. Na disciplina de EMRC, visualizaram o filme «Irena Sendler».
No Dia do Agrupamento, esteve patente na escola sede uma exposição destes trabalhos para toda a comunidade
educativa.
As atividades realizadas no âmbito deste projeto contribuíram para um conhecimento mais aprofundado da II Guerra Mundial.
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Projeto Ser+ Cidadão - Oficina «Personalidades do Mundo»
No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão (Celebrar a Diversidade Cultural), em parceria com o projeto A Escola e a Diversidade Cultural, realizou-se ao longo do 3.º período, a Oficina «Personalidades do Mundo». O trabalho foi realizado em várias escolas do 1.º ciclo, de modo particular com as turmas da EB Aquilino Ribeiro, EB de Jugueiros, contando com a colaboração dos alunos NPT (nacionais de países terceiros) e alguns dos seus familiars.
Esta oficina teve como principal objetivo a exploração de biografias de personalidades com grande valor humano, literário e artístico. A partir do conhecimento da vida e obra destas personalidades oriundas de países de onde são provenientes também alunos e famílias da nossa
comunidade escolar, os alunos das escolas acima referidas, numa articulação com
a alunos da disciplina de Introdução às
Linguagens Artisticas (6ºano - PCA, realizaram o seu retrato através das técnicas de desenho e pintura acrílica.
Este ano, as personalidades em destaque foram:
Este ano, as personalidades em destaque foram:
- Taras Shevchenko (poeta, pintor, desenhador, artista e humanista ucraniano);
- Olinda Beja (escritora e poetisa, nasceu em S. Tomé e Príncipe, na cidade de Guadalupe);
- Mia Couto (escritor e biólogo moçambicano);
- Sonia Sanoja (bailarina, professora, coreógrafa, pioneira da dança venezuelana);
- Malala Yousafzai (ativista paquistanesa).
Para além destes, os alunos explorararam ainda a vida e a obra de Charlie Chaplin e de Aristides de Sousa Mendes.
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
No dia 21 de maio, decorreu na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo a Fase Regional/Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de meia centena de concorrentes provenientes dos 14 concelhos que compõem este território beirão.
Esta fase regional/intermunicipal foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco e permitiu apurar os finalistas que representaram a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura.
As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público em geral, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe da Beira, e foram realizadas pelos três concorrentes melhor classificados de cada ciclo de ensino.
As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público em geral, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe da Beira, e foram realizadas pelos três concorrentes melhor classificados de cada ciclo de ensino.
O Tiago, da EB1 Aquilino Ribeiro, foi um dos alunos apurados na fase concelhia e, por isso, também participou nesta fase do concurso. O Tiago não passou à fase nacional, mas está de PARABÉNS porque revelou um enorme empenho na preparação da sua participação, tendo sido apoiado incondicionalmente pela sua professora, Otília Marques.
Partilhamos aqui, pela voz do Tiago, os textos que faziam parte da prova oral desta fase do concurso. Ora oiçam!
Boas leituras!
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Projeto Ser+ Cidadão - Oficina «Artes do Mundo»
No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão (Celebrar a Diversidade Cultural), realizou-se ao longo do 3.º período, nas escolas do 1.º ciclo com alunos NPT, com periodicidade semanal, o clube de Artes: ”Por
Terras de Moçambique”. O principal objetivo deste clube foi dialogar com diferentes culturas através de práticas expressivas. Este ano a temática rumou a terras de Moçambique.
Desenhar, pintar, amassar, modelar e moldar, no dizer destes
alunos, foi uma experiência feliz, pois faziam coisas criativas, aprendiam e
era anti-stress. O “biscuit“, preparado antecipadamente, foi o material de
eleição.
Das mãos dos
pequenos artistas surgiram palmeiras, bananeiras, mamoeiros, embondeiros,… e
assustadores animais da selva: leões, rinocerontes, elefantes, cobras,
crocodilos... As práticas de
oficina foram desenvolvidas em grupo e com metade da turma que alternava
semanalmente.
No final do ano
escolar os alunos puderam levar para casa alguns dos trabalhos que elaboraram,
nos quais foi colocado um íman para fixá-los no frigorífico lá de casa ou no
quadro de recados. Plantas e bicharada também animaram uma tela que serviu de
mostra do Clube no “Dia do Agrupamento”.
segunda-feira, 9 de julho de 2018
«Encontrar o Outro nos livros» - 8.º G e H
No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se a atividade «Encontrar o Outro nos livros», em articulação com EMRC. Os alunos do 8.º G e 8.º H terminaram o vídeo realizado após a exploração do livro «Emigrantes», de Shaun Tan. Os alunos colocaram-se no lugar de alguém que teve que emigrar e realizaram um pequeno vídeo utilizando a ferramenta Powtoon. Os alunos revelaram empenho na realização desta atividade, sendo o balanço da mesma positivo, sobretudo pelas competências (leitoras, digitais e culturais) desenvolvidas ao longo do processo.
Partilhamos aqui os vídeos realizados com recurso à ferramenta de edição de vídeo Powtoon.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











































