terça-feira, 26 de junho de 2018

Encontrar o Outro nos livros - Bibliotecas do 1.º CEB



No âmbito dos projetos Ser+ Cidadão, ao longo do ano letivo, nas bibliotecas do 1.º ciclo de Jugueiros e Aquilino Ribeiro, realizou-se regularmente a Hora do Conto, a partir da literatura infantojuvenil de diferentes países. Esta atividade visa promover o conhecimento da cultura de origem de muitos dos alunos destas escolas, promovendo deste modo o conhecimento de outras culturas e o diálogo intercultural.






terça-feira, 19 de junho de 2018

Leitor em Destaque - 3.º Período


CATEGORIA ALUNOS

2.º CICLO 
Tomás Gouveia, n.º 23, 6.º A - BE do Infante
Lara Correia, n.º 3- 5.º G e Maria Pinho, n.º 13, 6.º I (ex aequo) BE D. Luís de Loureiro

3.º CICLO 
Raquel Ferreira, n.º 22, 9.º D - BE do Infante
Beatriz Teixeira, n.º 5, 9.º H- BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PROFESSORES

Manuela Silva - BE do Infante
 Sílvia Coelho- BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA ASSISTENTES OPERACIONAIS / ASSISTENTES TÉCNICOS

Vera Francisco - BE do Infante
Teresa Teixeira e Adriana Assunção (ex aequo)BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

E.Ed. da aluna Marta Martins, n.º 3, 6.º B - BE do Infante
E. Ed. das alunas Beatriz Teixeira, 9.º H e Tiago Correia, 7.º H (ex aequo)BE D. Luís de Loureiro

segunda-feira, 18 de junho de 2018

aLeR+ a Física - 9.º G, H e I

Ao longo do 3.º período, deu-se continuidade à atividade aLeR+ a Física com as turmas do 9.º G, H e I. Para além das atividades realizadas no primeiro e no segundo período, alguns alunos gravaram podcasts de poemas do livro «Pó de estrelas», de Jorge Sousa Braga.




Partilhamos aqui esses podcasts.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

aLeR + o Ambiente

Os alunos do 5.º e 6.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca.

Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura de textos literários e não literários na área das Ciências Naturais, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.

Nas turmas do 5.º ano, os alunos leram poemas do livro «Bicho em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez e escreveram poemas sobre animais, no âmbito da unidade curricular que estavam a abordar. 


Oficina de escrita - 5.º ano

Nas turmas do 6.º ano, os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais.


 Aqui publicamos alguns dos poemas elaborados pelos alunos das turmas do 5.º e do 6.º ano.


terça-feira, 12 de junho de 2018

Encerramento da atividade "Hora do Conto" - Biblioteca do Infante

E quem nesta história quiser embarcar,
Tem de ouvir, 
Tem de ouvir
E sonhar
Contos de magia e de fadas,
De gnomos, duendes e dragões,
De bruxas, princesas encantadas,
De gigantes, malvados, vilões...

E foi entoando a canção habitual que se iniciou a última sessão da Hora do Conto deste ano letivo, dinamizada pela contadora de histórias professora Isabel Moura.

Foi o culminar de várias sessões que proporcionaram aos alunos momentos de muita magia e aventuras...
A equipa da Biblioteca do Infante e todos os alunos agradecem a dedicação e o entusiasmo com que a professora Isabel Moura dinamizou esta atividade ao longo do ano.

O nosso bem-haja! 

Contamos consigo para o próximo ano letivo!




Leitura(s) nas férias do Verão

Imagem disponível em http://open-book.ca/Columnists/Here-s-to-Summer!-A-Reading-List

A Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro  promoverão a leitura recreativa durante o período de férias de verão.

Assim, informamos todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação que:
  •  a Biblioteca do Infante, após o final do ano letivo, se encontra aberta para requisição domiciliária até ao dia 20 de julho, fechando apenas durante o mês de agosto;
  • na Biblioteca D. Luís de Loureiro, a partir de hoje, os utilizadores que o desejarem podem requisitar livros para lerem durante as férias de Verão. A Biblioteca encontrar-se-á aberta até ao dia 20 de julho.
Não se esqueça que tem ao seu dispor o catálogo online onde pode selecionar os livros do seu agrado para leitura de FÉRIAS!

Esperamos por si na SUA Biblioteca!
                                                                                                          BOAS  LEITURAS!

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Alunas premiadas no concurso "Olimpíadas da Cultura Clássica"


No dia 8 de junho, teve lugar, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a cerimónia de Entrega de Prémios das “Olimpíadas da Cultura Clássica”, iniciativa em que participaram cerca de dois mil alunos de escolas de todo o país. 

As alunas Filipa Santiago Rodrigues Ferreira e Madalena Loureiro Martins do 7.º F foram distinguidas com uma Menção Honrosa, na categoria Artes/ multimédia - escalão B (7º, 8º e 9º anos), pelo trabalho ‘FMZeus’, um blogue de divulgação sobre esta figura da mitologia grega e sobre a temática  “Zeus e os Jogos Olímpicos”, um dos temas selecionados para o ano letivo de 2017/2018.

As "Olimpíadas da Cultura Clássica" são um concurso dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário que pretende estimular o conhecimento e a curiosidade com desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais. 

Esta iniciativa foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares em colaboração com diferentes parceiros, nomeadamente a ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; a APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos; a APLG - Associação de Professores de Latim e Grego; a Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas; o Colégio Minerva e o Museu de Lisboa - Teatro Romano.


PARABÉNS às alunas premiadas que muito nos honraram com a sua prestação!