terça-feira, 12 de junho de 2018

Leitura(s) nas férias do Verão

Imagem disponível em http://open-book.ca/Columnists/Here-s-to-Summer!-A-Reading-List

A Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro  promoverão a leitura recreativa durante o período de férias de verão.

Assim, informamos todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação que:
  •  a Biblioteca do Infante, após o final do ano letivo, se encontra aberta para requisição domiciliária até ao dia 20 de julho, fechando apenas durante o mês de agosto;
  • na Biblioteca D. Luís de Loureiro, a partir de hoje, os utilizadores que o desejarem podem requisitar livros para lerem durante as férias de Verão. A Biblioteca encontrar-se-á aberta até ao dia 20 de julho.
Não se esqueça que tem ao seu dispor o catálogo online onde pode selecionar os livros do seu agrado para leitura de FÉRIAS!

Esperamos por si na SUA Biblioteca!
                                                                                                          BOAS  LEITURAS!

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Alunas premiadas no concurso "Olimpíadas da Cultura Clássica"


No dia 8 de junho, teve lugar, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a cerimónia de Entrega de Prémios das “Olimpíadas da Cultura Clássica”, iniciativa em que participaram cerca de dois mil alunos de escolas de todo o país. 

As alunas Filipa Santiago Rodrigues Ferreira e Madalena Loureiro Martins do 7.º F foram distinguidas com uma Menção Honrosa, na categoria Artes/ multimédia - escalão B (7º, 8º e 9º anos), pelo trabalho ‘FMZeus’, um blogue de divulgação sobre esta figura da mitologia grega e sobre a temática  “Zeus e os Jogos Olímpicos”, um dos temas selecionados para o ano letivo de 2017/2018.

As "Olimpíadas da Cultura Clássica" são um concurso dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário que pretende estimular o conhecimento e a curiosidade com desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais. 

Esta iniciativa foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares em colaboração com diferentes parceiros, nomeadamente a ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; a APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos; a APLG - Associação de Professores de Latim e Grego; a Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas; o Colégio Minerva e o Museu de Lisboa - Teatro Romano.


PARABÉNS às alunas premiadas que muito nos honraram com a sua prestação!














domingo, 10 de junho de 2018

Visita à Biblioteca D. Miguel da Silva

No passado dia 6 de junho, os alunos do 9.º ano da Escola D. Luís de Loureiro participaram numa visita guiada à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, com o objetivo de se tornarem leitores da biblioteca e conhecerem as valências daquele espaço municipal. Os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar o arquivo da biblioteca e conhecer algumas das obras mais valiosas da mesma. 

Bem haja à Dr.ª Teresa Almeida e à sua equipa pela amabilidade e pela forma calorosa como nos receberam!




BOAS LEITURAS!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Atividades de promoção da leitura na Biblioteca de Jugueiros


Durante o mês de maio, na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, foram dinamizadas algumas atividades para as crianças do Pré-escolar e alunos do 1.º ciclo.
Antevendo a vinda de João Pedro Mésseder, foram explorados não só na Biblioteca mas também em sala de aula, poemas e histórias do escritor e foram elaborados trabalhos diversos sobre as obras do autor. Estes trabalhos, muito apreciados pelo autor aquando da sua visita, foram expostos no átrio e paredes dos corredores da escola. Na receção ao escritor foi apresentado o poema “Palavra que voa” pela turma do 4.º A, poema que foi explorado com estratégias diversificadas em várias salas e turmas.








Através de teatro de fantoches, foram elaborados materiais pedagógicos e foi apresentada a história “A nuvem e o caracol” do escritor António Torrado aos quatro grupos das crianças do Pré-escolar e às turmas do 1.º A e B; por sua vez, um grupo de alunos que frequentou a biblioteca em horário após o almoço apresentou a história a outros alunos.



Também foi explorada, na biblioteca, o conto de Charles Perrault “O Barba-Azul” ao 3.º A e ainda “O incrível rapaz que comia livros” do autor Oliver Jeffers. Foram preparados materiais pedagógicos alusivos às obras/contos apresentados e foi lida e analisada a obra “Queridos Livros” de Ana Faria. Como livro álbum, esta história foi muito apreciada, uma vez que remete para as personagens de outras histórias e para a importância da existência de vilões e personagens malvadas nas peripécias do desenvolvimento das narrativas. Sendo um livro recomendado para o 4.º ano, para leitura autónoma, foi compreendido na sua dimensão textual e paratextual pelos alunos das turmas do 3.º ano.
Foi, igualmente, prestado apoio na orientação e organização de trabalhos de pesquisa aos alunos do 4.º A.


Sessões sobre "A presença dos Clássicos em «Os Lusíadas»"














Decorreram, nas bibliotecas da Escola Básica Infante D. Henrique e Escola Básica D. Luís de Loureiro sessões de formação sobre  "A presença dos Clássicos em «Os Lusíadas»". As sessões de formação foram dinamizadas pela Dr.ª Ana Pinheiro e envolveram todos os alunos do 9.º ano.

Estas sessões de formação decorreram no âmbito do projeto Clássicos em rede, «programa de atividades para alunos dos ensinos básico e secundário que tem como objetivo aumentar os conhecimentos dos alunos sobre a Cultura Clássica e, sobretudo, levá-los a descobrir a sua presença na atualidade: na língua e etimologia, na herança patrimonial, nos modelos estéticos e na arte, no imaginário coletivo, no ideário que está na base das nossas sociedades e em tantas outras áreas.

Este programa é desenvolvido, em parceria, pela Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e pelas autoras do projeto Olimpvs.net».

Aqui partilhamos alguns dos momentos das sessões.









in http://rbe.mec.pt/np4/2004.html

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Semana da Interculturalidade



No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se, na semana de 21 a 25 de maio, a “Semana da Interculturalidade” nas Escolas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro. Ao longo dessa semana, que se iniciou no dia 21, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, realizaram-se as seguintes atividades: 
  • sessões sobre História e Cultura Cigana, nas turmas do 5.º e 6.º ano da Escola Básica D. Luís de Loureiro; 
  • Oficina «À volta do Mundo: S. Tomé e Príncipe», nas Escolas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro, em articulação com a Educação Especial e com uma família da nossa comunidade educativa proveniente de S. Tomé e Príncipe. Para além de se dar a conhecer diversos aspetos da história e da cultura de S. Tomé e Príncipe, os alunos envolvidos tiveram ainda a oportunidade de degustar um delicioso bolo de banana, escutar música santomense e dançar puíta, uma dança típica deste país. Um especial bem haja à Dona Gina, pela sua generosidade e alegria!




  • exposição de trabalhos dos alunos do 8.º ano da DLL sobre a temática; 
  • Hora do conto, a partir de contos de diferentes países; 
  • divulgação de Músicas do Mundo, na Rádio Escola 
  • e um Workshop de Danças Orientais, na Escola D. Luís de Loureiro, no dia 23 de maio, pelas 14h30m, aberto a toda a comunidade escolar.


































segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento



O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento comemora-se a 21 de maio, representando uma oportunidade para se cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro e o diálogo intercultural.

Pode ler AQUI na íntegra a Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO Audrey Azoulay, que salienta que:


«A diversidade cultural dá à nossa vida a sua riqueza, a sua cor e o seu dinamismo. Constitui uma abertura cognitiva e intelectual e uma força motriz para o desenvolvimento social e o crescimento económico.
É claro que a diversidade cultural não é em si um fator de paz e de progresso. Requer uma aprendizagem - aprendizagem sobre a alteridade, a capacidade de mudar o enfoque para longe de si mesmo, de dialogar e de reconhecer o valor escondido em cada cultura.

Este Dia Mundial destina-se especificamente a promover a sensibilização para estas questões. Convida-nos a ir além do reconhecimento da diversidade e a reconhecer os benefícios do pluralismo cultural, considerado como um princípio ético e político de igual respeito pelas identidades culturais e tradições.»
Pode também ler a Declaração Universal sobre a Diversidade CulturaAQUIA Declaração Universal sobre a  Diversidade Cultural foi aprovada após os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001. Nessa 31.ª reunião da Conferência Geral da UNESCO, o primeiro grande encontro de nível governamental depois daqueles terríveis eventos, os Estados reafirmaram a convicção de que o diálogo intercultural é a melhor garantia para a paz. Em  dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução 57/249, instituiu esta celebração a 21 de maio.

Ao longo da semana que hoje se inicia, realizaremos várias atividades promotoras do conhecimento de culturas presentes no nosso agrupamento.