terça-feira, 15 de maio de 2018

Vencedores do concurso "Olimpíadas da Cultura Clássica"




Damos a conhecer o nome dos vencedores do concurso ”Olimpíadas da Cultura Clássica”, por escola. São apresentados os vencedores do desafio de artes/multimédia, assim como do desafio escrito.

Escola Básica Infante D. Henrique

Desafio de artes/multimédia

Grupo 1:
Alexandre Vieira - 7.º A
André Vieira - 7.º A
José Cunha - 7.º A
Maria Teixeira - 7.º A

Grupo 2:
Filipa Santiago R. Ferreira - 7.º F
Madalena Loureiro Martins - 7.º F

Grupo 3:
Bárbara Marques P. F. de Carvalho - 8.º E
Filipa Isabel S. B. Cardoso Monteiro - 8.º E
Raquel Sobral Rosa  - 8.º E
Vasco Correia S. B. de Carvalho - 8.º E

Desafio escrito

Escalão A:
Tiago São Bento - 6.º E
Hugo Cabral - 6.º E
Tomás Saraiva - 6.º E

Escalão B:
Filipa Santiago R. Ferreira - 7.º F
Francisco João M. de Sousa - 8.º C
Joana Margarida C. Soares - 8.º C


Escola Básica D. Luís de Loureiro

Desafio de artes/multimédia

Grupo 1:
Madalena Martins, 9.º G 
Iracema Figueiredo, 9.º G
Helena Figueiredo, 9.º G
Joana Bernardo, do 9.º G

Grupo 2:
Beatriz Teixeira, 9.º H 
Inês Almeida, 9.º H
Telmo Santos, 9.º H
Beatriz Pais, do 9.º H

Desafio escrito

Escalão B:

Madalena Martins, 9.º G 
Beatriz Teixeira, 9.º H 
Inês Nogueira, 7.º H



PARABÉNS A TODOS!

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Preparação do encontro com o escritor João Pedro Mésseder, na BE de Jugueiros


Durante o mês de abril, na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, foram dinamizadas as seguintes atividades: preparação da vinda do autor João Pedro Mésseder e dinamização/leitura de algumas das suas obras.




Hora de conto: Apresentação das histórias «Lulu ou a hora do lobo» e «Não venham já» do escritor João Pedro Mésseder para as crianças das quatro salas de Jardim-de-infância e primeiro ano de escolaridade e «Não venham já», nas turmas do segundo e terceiro ano do primeiro ciclo, assim como o poema “Papagaio” da obra «Palavra que voa», dinamizado na biblioteca e em sala de aula. As docentes das salas do pré-escolar e turmas do primeiro ciclo colaboraram com a biblioteca, lendo e explorando os livros do autor, nomeadamente a obra «Romance do 25 de Abril», tendo realizado vários trabalhos com poemas retirados dos livros «O g é um gato enroscado» e «Versos com Reversos» e sobre a obra « O aquário».

    

Além da dinamização e leitura de obras, pelas salas e turmas, foi feita a divulgação de frases poéticas, em suportes variados: tecidos, papel de cenário, cartolinas, objetos a que aludem alguns dos poemas que foram sendo divulgadas pelo espaço do átrio e paredes. Os trabalhos foram-se concluindo, à medida que os conteúdos curriculares se lecionavam, permitindo uma interligação e transdisciplinaridade entre autor, obra e currículo.






terça-feira, 8 de maio de 2018

Escola Básica de Fail promove a LEITURA


No âmbito da comemoração do “Dia Mundial do Livro”, realizou-se, no dia 27 de abril, pelas 20 horas, na Escola Básica de Fail, a atividade intitulada “Contos e Cantos ao Serão”.
Esta atividade foi dinamizada pelos Contadores de Histórias Sofia e Dénis que proporcionaram a “miúdos” e “graúdos” uma noite diferente e muito especial. A sala tornou-se pequena para a grande adesão a esta iniciativa que soube a pouco. Depois de um dia cansativo foi gratificante ouvir histórias maravilhosas contadas e cantadas por estes jovens. “A vaca Palmira”, que pelos vistos é de Fail, “A baleia e o pescador”, “A menina dos pés verdes” entre outras, dificilmente serão esquecidas. Os presentes tiveram a oportunidade de participar nesta sessão de contos cantados e também de dar asas à sua imaginação criando uma história, que quem sabe um dia será publicada…
As bolas de sabão também animaram a festa para delícia dos mais pequenos.
No final da atividade (passou num instantinho…) houve direito a chá e bolo que os adultos partilharam.
Foi sem dúvida um serão agradável e especial, recheado de livros e histórias.
Que maneira extraordinária de comemorar os livros e a leitura!








sábado, 5 de maio de 2018

aLeR+ a Mãe

No âmbito do projeto aLeR+, os alunos do 6.º I e 6.º H estiveram a realizar diferentes atividades no âmbito da temática da Mãe - aLeR a Mãe.

A atividade de articulação curricular envolveu a Biblioteca D. Luís de Loureiro e as disciplinas de Português, Formação Cívica, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical e EMRC.


Os alunos ouviram a história «Coração de Mãe», de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho e, colocando-se na perspetiva do(a) filho(a), escreveram também o seu livro. Partilhamos aqui as produções de ambas as turmas.



Em Educação Visual, os alunos elaboraram um cartão e um marcador de livros, em forma de coração, e registaram nele os haicais (ou quase) realizado na oficina de escrita dinamizada pela biblioteca nas aulas de Português. Deixamos aqui imagens dos marcadores bem como os podcasts dos haicais realizados. 







Em Educação Tecnológica, os alunos estão a terminar esculturas no âmbito desta temática. Na disciplina de Educação Musical, os alunos aprenderam canções que celebram a mãe, de autores portugueses e estrangeiros. Em EMRC, os alunos abordaram a importância da Mãe na família e no crescimento integral das crianças.

A atividade, que permitiu conhecer  a exploração desta temática em diferentes áreas artísticas (literatura, pintura, escultura, música...), algumas das quais divulgadas numa exposição no átrio da escola, constituiu uma mais valia para o enriquecimento cultural dos alunos, desenvolvendo simultaneamente competências de leitura e escrita.



MÃE

Nos teus olhos
         (se me lembro!)
          Navegava o meu olhar.

Olhos de água
                (mar e céu)

Nos teus olhos
                     (espelho meu)
               Era onde eu me ia deitar.

                               Maria Maio

Fica aqui a nossa homenagem a todas as Mães.

Boas leituras!

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Contos ciganos

No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão, os alunos da turma PCA, na disciplina de Português e em colaboração com a biblioteca D. Luís de Loureiro, estão a realizar pequenos filmes de divulgação de contos ciganos, a partir do  Kit Pedagógico – Romano Atmo (Alma Cigana), projeto desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), no âmbito do FAPE 2016 - Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), promovido pelo ACM, com o apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade.

Partilhamos aqui os dois primeiros contos. 


quarta-feira, 2 de maio de 2018

25 de abril - liberdade, sempre!


Na Escola D. Luís de Loureiro, na semana de 23 a 27 de abril, celebrou-se a liberdade. 

Para além da divulgação de poemas sobre o 25 de abril e sobre a liberdade, espalhados por toda a escola, da responsabilidade da biblioteca, a comunidade escolar teve oportunidade de, numa tela da autoria da turma  PCA, escrever palavras alusivas a este momento essencial da História de Portugal. 


 No dia 26 de abril, o grupo de História organizou a conferência «Democracia e Desenvolvimento depois de abril», proferida pelo Professor Doutor Jorge Adolfo de Menezes Marques, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 




terça-feira, 24 de abril de 2018

Olimpíadas da Cultura Clássica

As "Olimpíadas da Cultura Clássica" são um concurso dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário. Este concurso pretende estimular o conhecimento e a curiosidade com desafios que apelam à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais.

No dia 20 de abril, alunos do 2.º e 3.º ciclos das escolas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro participaram no Desafio escrito das "Olimpíadas da Cultura Clássica" promovidas pela Rede de Bibliotecas Escolares em colaboração com diferentes parceiros, nomeadamente a ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; a APEC - Associação Portuguesa de Estudos Clássicos; a APLG - Associação de Professores de Latim e Grego; a Associação Clenardus - Promoção e Ensino da Cultura e Língua Clássicas; o Colégio Minerva e o Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Os alunos inscritos nesta iniciativa elaboraram, igualmente, trabalhos no âmbito do Desafio de artes/ multimédia para os diversos temas deste ano.