segunda-feira, 26 de março de 2018

Semana da Leitura na EB de Jugueiros


A Semana da Leitura decorreu entre os dias 19 e 23 de março, com a particularidade de englobar datas importantes, geralmente celebradas nas escolas: o Dia do Pai, o Dia da Árvore e o Dia da Poesia e o Dia da Água. 

Propusemo-nos, então, conciliar de forma harmoniosa as referidas datas, com diversas atividades: decorámos o átrio com uma árvore, que os alunos encheram com frases em quartos de folhas A4 e poesias, plantas evocando a primavera, um dispositivo com água a correr para assinalar o Dia da Água, com poesias coladas na parede, e a divulgação de alguns livros cuja temática é a árvore ou a floresta. A obra escolhida para dinamizarmos na biblioteca, a todos os alunos, foi o livro de Carles Cano, autor, e Carlos Ortin, ilustrador, “A Árvore das folhas A4”, obra esta que foi explorada através da projeção das imagens em powerpoint, uma vez que a riqueza da ilustração completa a história narrada, com nova informações.

        





Pedimos a colaboração dos Encarregados de Educação dos alunos para formarmos a Manta da Leitura, solicitando que cada um que viesse ler uma história, deixasse a fotocópia do livro para colarmos num espaço adequado para o efeito, de forma a podermos formar um painel de livros. 

Os Encarregados de Educação aderiram em grande número à ideia e foi muito interessante ver como os alunos iam pesquisar o livro lido pelo seu familiar e os livros que já conheciam e estavam expostos no painel/manta. Para além disto, esta atividade permitiu ainda a divulgação de obras de outros escritores.









No dia 21 de março, Dia da Árvore e da Poesia aliámos as duas datas. Divulgámos nomes de poetas portugueses pelas escadas que dão acesso à escola e, com a colaboração da Associação de Pais e das colegas das AECs, tivemos momentos de prazer com a leitura de poesias de Jorge Sousa Braga, como “As Árvores e os Livros”, de Veiga Simões (“A Oração da Árvore”) e  de Luísa Ducla Soares, ao som de uma viola. À tarde, as colegas das AECs leram um extrato da obra “A Floresta”, de Sophia de Mello Andresen, momentos de leitura realizados no átrio, por baixo da árvore que aí construímos. 








O dia 22 foi o momento da diversão para toda a escola, com a leitura de “Mais Lengalengas” de Luísa Ducla Soares, dinamizadas também com a viola pelas colegas das AECs. Finalmente, tivemos a colaboração do escritor viseense, José Rodrigues e encerrámos a Semana com um momento educativo. De uma forma clara e lúdica, realizou algumas atividades que sensibilizaram e explicaram aos alunos o conceito de Poupança.








quarta-feira, 21 de março de 2018

Dona Felizarda Cataistória encanta com as suas histórias na Semana da Leitura

Iniciando a Semana da Leitura, na passada segunda-feira, a Dona Felizarda Cataistória esteve nos Jardins de Infância e nas Escolas Básicas de Vila Chã de Sá e Fail a contar as histórias que leva na mala e no seu frasquinho das “Histórias de encantar” onde guarda as que cata com o seu caça-histórias.

Foi uma manhã e uma tarde cheia de afetos, risos, gargalhadas, alegria, comentários espontâneos e criativos. As crianças e os alunos do 1.º Ciclo deliciaram-se com a Dona Felizarda Cataistória que, com as suas histórias sentidas, lidas e sonhadas, a todos encantou, libertando a capacidade de sonhar com o mundo fantástico da LEITURA.

E que maneira extraordinária de iniciar a Semana da Leitura!...

























terça-feira, 20 de março de 2018

Encontro com (grandes) leitoras!

Ontem e hoje,  os alunos do 7.º e 8.º ano da Escola Básica D. Luís de Loureiro tiveram o privilégio de ouvir o testemunho de duas grandes leitoras da nossa escola: a D.ª Teresa Teixeira, da portaria, e a D.ª Adriana Assunção, da cozinha.

Ambas partilharam com os alunos o seu amor pelos livros e pela leitura, os autores preferidos, o lugar onde mais gostam de ler, os géneros de que mais gostam. Partilharam histórias de leituras quando ainda não havia bibliotecas escolares e livros disponíveis assim tão perto. De como era ler às escondidas da mãe, junto a uma lanterna de petróleo. De como era importante a partilha de livros entre membros da família, para haver mais livros para ler. De como a Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian enchia as aldeias de estórias. E explicaram aos alunos o modo como aproveitam todos os bocadinhos para continuar a leitura do livro que anda sempre com elas. 

Foram duas sessões extraordinárias! Agradecemos a generosidade de ambas: bem hajam! Continuação de boas leituras!


segunda-feira, 19 de março de 2018

Semana da Leitura 2018


Inicia-se hoje no nosso Agrupamento a Semana da Leitura 2018. Ao longo da semana serão muitas as atividades a realizar, em colaboração com as famílias e outros parceiros.


Boas leituras!

sexta-feira, 16 de março de 2018

Celebrar a Diversidade Cultural - Semana do Brasil na EB de Jugueiros

«Bendito seja o mesmo sol de outras terras
que faz meus irmãos todos os homens"
Alberto Caeiro

A Semana do Brasil terminou ontem, na EB de Jugueiros, da melhor forma: uma partilha de sabores, celebrando a gastronomia brasileira. As mães que vieram do outro lado do Atlântico confecionaram pão de queijo, mousse de manga e creme de papaia para todos os alunos, docentes e assistentes operacionais. Bem-hajam pela disponibilidade e amabilidade!











quinta-feira, 15 de março de 2018

«Contos e Cantos» na Biblioteca D. Luís de Loureiro

Ontem, dia 14 de março, iniciando as atividades da Semana da Leitura, os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica D. Luís de Loureiro  tiveram o privilégio de participar numa atividade de animação para a leitura dinamizada pelo grupo «Contos e Cantos». À volta da temática da guerra e da paz, foram contadas histórias e entoadas canções que promoveram a reflexão sobre valores essenciais. Foram momentos muito enriquecedores para todos.

Esta atividade só foi possível graças ao projeto «A Escola e a Diversidade Cultural» e à colaboração das Técnicas do ViseuEduca.

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos.






quarta-feira, 14 de março de 2018

aLeR+ a Música - 5.º G e 5.º H

Os alunos do 5.º ano da Escola Básica D. Luís de Loureiro  realizaram a atividade aLeR+ a música.


Depois de ouvirem a história «A história secreta de Pedro e o lobo», de Sergei Prokofiev, numa versão de João Paulo Cotrim e João Fazenda que, contendo a clássica (em tradução original), a desmultiplica numa narrativa dramática e surpreendente, os alunos realizaram pesquisas sobre a vida e obra de Sergei Prokofiev. os alunos registaram as suas pesquisas neste cartaz digital.

Resultado de imagem para a história secreta de pedro e o lobo

Após a explanação dos conteúdos desta disciplina relacionados com esta obra de Prokofiev, os alunos realizaram um quiz elaborado pela professora Susana Sucena com recurso à plataforma Kahoot que permitiu a verificação dos conhecimentos transmitidos. Os alunos avaliaram de forma muito positiva esta atividade que visou não só a aquisição de conhecimentos na área da educação musical, mas também o desenvolvimento de competências de pesquisa e tratamento da informação, bem como a promoção da leitura.

Feito com Padlet