segunda-feira, 12 de março de 2018

Celebrar a Diversidade Cultural - Semana do Brasil na EB de Jugueiros


No âmbito da atividade «Celebrar a Diversidade Cultural» do Projeto ser+ Cidadão, que conta com o apoio do ACM e FAMI, a EB de Jugueiros está a celebrar a Semana do Brasil. A comunidade escolar, em colaboração com as famílias, encontrou-se com o “Outro” nos contos tradicionais. 

A biblioteca contextualizou o conto brasileiro, «Os Amores de Uirapuru», o pássaro vermelho, e transportou os alunos ao Brasil, país de origem de vários dos seus alunos, do pré-escolar até ao final do primeiro ciclo.

Decidimos que faríamos uma viagem cultural que nos transportasse na caravela da imaginação, partindo da descoberta de Brasil, por Pedro Álvares Cabral, até ao Brasil atual. Das capitanias para as regiões atuais, explorámos as regiões, a gastronomia, as personagens do folclore brasileiro, parlendas e provérbios, alguns que inevitavelmente nos são comuns, a música, os cantores, poetas, escritores de renome na literatura para os adultos, e os mais direcionados para a infância.

Fundeámos em frente do nosso “Sítio da Leitura” (Biblioteca) e pausámos na obra de Monteiro Lobato, o “pai” do Sítio do Pica-Pau Amarelo, cujas personagens ainda habitam as memórias de muitos dos agora adultos, uma vez que partilhámos muitas aventuras da Dona Benta, Emília, Narizinho e Pedrinho. 

Agradecemos encarecidamente a disponibilidade dos Encarregados de Educação dos alunos Linda e Luan Lepper Falcão e da aluna Isadora Nambué.

Os nossos alunos enriqueceram esta exposição com as suas próprias produções e investigações, para que esta viagem imaginária se tornasse mais completa e profícua. Deixaremos nas nossas paredes e átrio o produto desta viagem para quem a quiser fazer, visitando-nos.




















BOAS LEITURAS!


sexta-feira, 9 de março de 2018

Atividades na Biblioteca de Jugueiros


Durante o mês de fevereiro, na Biblioteca da Escola EB de Jugueiros foram dinamizadas as seguintes atividades para as crianças das quatro salas do Jardim de Infância e para os alunos do 1º ciclo:

  1. Hora de Conto – apresentação da história “O Palhaço Tristoleto” da autora Lourdes Custódio;
  2. Leitura e dinamização das lengalengas “As chaves da cidade de Roma” Alice Vieira, extraído do livro "Eu bem vi nascer o sol" e “Dez meninos” da obra Versos quase Matemáticos, do autor João Pedro Mésseder. Este poema foi também dinamizado no primeiro ano, assim como a história de Luísa Ducla Soares, "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas". 
  3. Na Biblioteca, foi realizada a leitura de poemas do livro "Anjos de Pijama", de Matilde Rosa Araújo; a exploração da história dos livros "O Sonho de Mariana" de António Mota, em articulação com o estudo do meio (2º ano), e "O Caçador de Palavras" de José Jorge Letria com o 3º ano. Com esta obra os alunos, pesquisaram a biografia e outros títulos do autor, consolidaram conhecimentos gramaticais e ampliaram o seu conhecimento lexical, posto que é um livro que direciona os alunos para a pesquisa de vocabulário menos conhecido.
  4. Na turma B do primeiro ano, dinamizou-se a obra de João Pedro Mésseder, "Palavra que voa", uma atividade mais interativa com os alunos a escolherem a palavra voadora, de um conjunto de palavras que voavam pela sala de aula. Foram escolhidas palavras relacionadas com valores cívicos que foram posteriormente lidos com os alunos, explicando-se-lhes o seu significado.  
  5. No pré-escolar, dinamizaram-se algumas atividades de consciência fonológica. 

A par destas atividades têm-se construído materiais pedagógicos, preparando a Semana do Brasil, inserida no Projeto Ser+ Cidadão: «Celebrar a Diversidade Cultural». 







terça-feira, 6 de março de 2018

Semana da Leitura 2018

Celebraremos, no nosso agrupamento, de 19 a 23 de março, a Semana da Leitura. Para festejarmos os livros e a leitura, realizaremos, em colaboração com diferentes parceiros, várias atividades ao longo da semana. Aqui deixamos o nosso cartaz de divulgação.






segunda-feira, 5 de março de 2018

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura


Damos a conhecer o nome dos vencedores do Concurso Nacional de Leitura - fase agrupamento. Todos os alunos participantes estão de parabéns! Os vencedores representarão o Agrupamento na final concelhia, a realizar no próximo dia 11 de abril. 



  • 1.º ciclo
Beatriz Machado Fernandes, 
Maria Manuela Cesário
Tiago Afonso Rodrigues Ferreira



  • 2.º ciclo
Leonor Rocha Dias
    Maria Miguel dos Santos Reis
      Matilde da Cruz Ferreira Lopes

      • 3.º ciclo
      Beatriz Inês Figueiredo Teixeira
        João Francisco Barata Marques
          Maria dos Reis Araújo

          Participaram neste concurso 176 alunos do 1.º ciclo (4.º ano), 88 do 2.º e 239 do 3.º ciclo, num total de 503 alunos.

          PARABÉNS a todos e BOAS LEITURAS!

          sexta-feira, 2 de março de 2018

          Sessões sobre "Plasticologia Marinha"



          Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, na Escola Básica Infante D. Henrique e Escola Básica D. Luís de Loureiro, realizaram-se ações de Educação Ambiental em Poluição Marinha por plásticos, iniciativa promovida pelo Oceanário de Lisboa.
          Estas sessões envolveram todos os alunos do 2.º ciclo do agrupamento e foram organizadas pelas bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro, em colaboração com o grupo disciplinar de Ciências Naturais.


          Com a dinamização destas ações de formação pretendeu-se sensibilizar e educar os alunos para a problemática do plástico nos oceanos.

          Aqui partilhamos alguns dos momentos das sessões.



















          quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

          Vencedor do concurso "Faça lá um Poema 2018"



          Já é conhecido o vencedor do concurso "Faça lá um Poema 2018":

          3.º Ciclo: Constança Guedes - 9.º D - Escola Básica Infante D. Henrique

          O poema selecionado para representar o agrupamento já foi enviado para o PNL.


                          PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E, EM ESPECIAL, À ALUNA VENCEDORA!




          quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

          aLeR+ o Amor


          As bibliotecas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro celebraram o amor, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Para além da exposição de poemas de amor de diferentes autores, portugueses e estrangeiros, da divulgação de cartas de amor de homens célebres e montras de livros sobre a temática, em colaboração com os professores de português do 8.º ano gravámos poemas de amor. Divulgá-los-emos  aqui neste espaço. 

          Porque é urgente o Amor...










          Aqui partilhamos alguns poemas de amor ditos pelos alunos.

          "Urgentemente" de Eugénio de Andrade




          "Amar" de Florbela Espanca 



          "Amor é fogo que arde sem se ver" de Luís de Camões


          "Quando o amor acenar", de Khalil Gibrain

          "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís de Camões


          "As facas", de Manuel Alegre


          "Dá-me a tua mão", de José Gomes Ferreira


          "Eu  amo tudo o que foi", de Fernando Pessoa


          "O amor", de Alexandre O'Neill


          "Pudesse eu", de Sophia de Mello Breyner 


          "Amar", de Florbela Espanca

          "Graças a Deus que morro acompanhado", de Raúl de Carvalho


          "Eu te amo", de Tom Jobim