quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
Dia do Ucraniano
Integrado na Semana das Línguas, celebrou-se hoje, dia 7 de fevereiro, o Dia do Ucraniano, nas Bibliotecas D. Luís de Loureiro e Infante D. Henrique. Para além de uma exposição sobre a Ucrânia, promoveu-se a realização de um quiz sobre a cultura ucraniana e a oficina «Vamos visitar a Ucrânia?», esta última para os alunos do 6.º H e do 6.º I. Para além da visualização de vídeos informativos sobre este país, os alunos destas turmas fizeram pesquisas sobre diferentes aspetos da sua cultura e construíram um cartaz digital sobre o mesmo.
À hora do lanche da manhã, juntamente com as restantes iguarias (da Espanha, da França e da Inglaterra), provou-se Kolatchi, um pão doce ucraniano confecionado na altura do Natal.
Приходьте дізнатися більше про Україну! Гарно провести час!
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Oficina «À descoberta da Ucrânia»
Em colaboração com uma família ucraniana, promoveu-se a realização de uma oficina sobre a Ucrânia. Para além do testemunho de alguém que nasceu e cresceu nesse país, os alunos tiveram oportunidade de fazer pesquisas sobre diferentes aspetos da sua cultura.
Dia da Internet Mais Segura 2018
O Dia da Internet Mais Segura, (em inglês SID (Safer Internet Day) celebra-se anualmente desde 2004.
Este ano, o tema é «Cria e partilha com responsabilidade: uma Internet melhor começa contigo».
Aqui partilhamos alguns vídeos do canal do Youtube da Internet Segura, recursos para explorar sozinho ou acompanhado, em contexto de sala de aulas ou com os pais, e para todas as idades.
Para os mais novos:
Para os mais crescidos:
Para os mais velhos:
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
Faça lá um Poema 2018
O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, vêm convidar os alunos do 3.º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário, das escolas públicas e privadas do continente e ilhas, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA.
A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no
Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA
POESIA, que se celebra a 21 de março de 2018.
Na
plataforma PNL2027, disponibiliza-se um convite para os alunos com as indicações de como podem participar.
Consulta o regulamento e PARTICIPA!!!!
Atividades de promoção da leitura na Biblioteca de Jugueiros
Durante o mês de janeiro, na Biblioteca da EB de
Jugueiros, foram dinamizadas diversas atividades, entre as quais, a Hora de
Conto com a apresentação da história «O
segredo do sol e da lua» de Manuela Micaelo e Graça Breia, em DVD, às
crianças das quatro salas do Jardim de Infância.
No primeiro
ciclo, no 4.º ano, houve a leitura de obras das metas: «O Gigante Egoísta» de Oscar
Wilde e «As três abóboras», texto dramático de António Torrado.
Foi dinamizada, ainda, em várias turmas, a leitura
dos contos de José Fanha «O espirro que espirrava sozinho» e «A noite em que a
noite não chegou». Com o primeiro conto dinamizaram-se algumas atividades, com
grupos do Jardim de Infância e do primeiro ano, atividades que tinham como
objetivo o desenvolvimento da consciência de sons nas palavras. Estas
atividades realizadas em articulação com
a programação das docentes do primeiro ano pretenderam o estudo do fonema [r],
e com os grupos do pré-escolar a descoberta dos sons, sílabas que formam as
palavras e a localização dos sons em estudo nas sílabas.
Com o conto «A noite em que a noite não chegou» de
José Fanha pretendeu-se concluir, de forma lúdica, os temas do espaço e sistema
solar, lecionados nas turmas e salas do Jardim de Infância.
A par destas
atividades, divulgámos o livro de José Jorge Letria, «Ler, doce ler»,
divulgando, expondo e ilustrando poesias do mesmo.
Pretendemos, igualmente, promover a leitura junto dos Encarregados de
Educação e, para tal, montámos a nossa árvore de inverno com neve e livros,
selecionados por nós, e de acordo com o tema inverno. Os momentos de espera no
átrio ficaram mais aprazíveis para alguns pais, que se sentaram e leram as
histórias, enquanto esperavam pelos seus educandos.
Além destas atividades,
iniciámos a temática do desfile de Carnaval que incidirá sobre as personagens
da obra “As aventuras do Pinóquio” de Carlo
Collodi.
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
A Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro,
em articulação com os professores de História das turmas do 9.º ano, evocaram o Dia Internacional em Memória
das Vítimas do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e
adotado pela União Europeia, no mesmo ano. No dia 27 de janeiro, em 1945, as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, tendo sido esta a data escolhida.
As
bibliotecas realizaram uma exposição alusiva à temática, assim como uma montra
de livros sobre o Holocausto. Por sua vez, os alunos do 9.º ano, na disciplina de História, visualizaram um
documentário alusivo à libertação dos campos, com testemunhos de sobreviventes, tendo os alunos refletido sobre esta tão grande tragédia da história da Humanidade a que não
pode ser esquecida.
Os alunos do 9.º ano da Escola D. Luís de Loureiro visualizaram o documentário «Os últimos dias», de Steven Spielberg, e tiveram ainda a oportunidade de visualizar o filme «O pianista», noutro momento. Deixamos aqui o comentário de uma aluna da turma do 9.º H.
«Através da visualização do filme “O Pianista” e do documentário
“Os Últimos Dias” de Steven Spielberg, pude constatar que o Holocausto foi um horror,
um acontecimento sem justificação. O extermínio de grupos humanos por causa da
sua religião, etnia ou orientação sexual é pura ignorância, somos todos seres
humanos.
Na minha opinião, o
filme “O Pianista” apresenta de uma forma real o que aconteceu. Neste caso, era
um músico onde a sua única arma era tocar piano, a tentar sobreviver, fugindo
dos soldados e refugiando-se em casas abandonadas, retratando a realidade de
muitas famílias.
Erradamente, muitas
pessoas ainda continuam a afirmar que o Holocausto é algo que nunca aconteceu
ou que não aconteceu da maneira ou nas proporções historicamente reconhecidas.
A nossa primeira
obrigação como seres humanos é ter plena consciência do que foi o Holocausto:
uma ação organizada e planeada, não um acidente. Foi uma ação de extermínio até
à ultima pessoa, qualquer que fosse o
género ou idade.
Pensar que o Holocausto
surgiu e foi executado na nossa sociedade moderna e racional parece uma
barbaridade, mas a verdade é que aconteceu e, por isso, é nosso dever lembrar
todas as vítimas desta grande tragédia, especialmente no dia 27 de janeiro, o
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Beatriz Teixeira
Subscrever:
Mensagens (Atom)















