quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dia Internacional da Paz

O ACM e o Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso assinalam o Dia Internacional da Paz, celebrado a 21 de setembro, com a iniciativa #FénaPaz #21setembro #DiadaPaz. São 11 testemunhos de jovens de 8 comunidades religiosas sobre o contributo da religião e dos crentes para a Paz.



Porque todos somos responsáveis pela construção da Paz!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Bom ano letivo 2017-2018!

Imagem disponível em http://blogreinoliterario.blogspot.pt/2015/05/educadora-fala-sobre-relacao-dos-jovens.html

A equipa das bibliotecas deseja a toda a comunidade escolar um bom ano letivo 2017-2018 e ... BOAS LEITURAS!

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Boletim informativo "Contacto"

Aqui publicamos o boletim informativo das bibliotecas escolares referente ao 3.º período, desejando a toda a comunidade educativa BOAS FÉRIAS e BOAS LEITURAS!



quinta-feira, 20 de julho de 2017

Encontrar o Outro nos livros - 7.º G e H


·  No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão,  realizou-se, pelo terceiro ano consecutivo, a atividade «Encontrar o Outro nos livros», em articulação com  Formação Cívica. Este ano, os alunos elaboraram um vídeo realizado a partir da leitura do livro «Conta-me coisas do teu país», de Jordi Costa e Daniel Cela  e das pesquisas realizadas sobre aspetos das diferentes culturas abordadas. Os alunos revelaram muito empenho na realização desta atividade, sendo o balanço da mesma muito positivo, sobretudo pelas competências (leitoras, digitais e culturais) desenvolvidas ao longo do processo.

    Partilhamos aqui os vídeos elaborados pelos alunos do 7.º G e H.
Resultado de imagem para conta-me coisas do teu país












quarta-feira, 19 de julho de 2017

aLeR+ o Holocausto- 9.º G e 9.º H


No âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, os alunos do 9.º G e do 9.º H leram, no âmbito da disciplina de Português, livros sobre a temática (biográficos e de ficção) sugeridos pela biblioteca (para saber mais sobre os livros disponibilizados pelas bibliotecas sobre esta temática entre AQUI).

Em História, elaboraram diversos trabalhos, entre os quais alguns subordinados ao tema «Portugal e a II Guerra Mundial» que expuseram no passado dia 17 de junho, Dia do Agrupamento.

Os alunos produziram ainda uma oficina de escrita no âmbito desta temática. Deixamos aqui o registo dos títulos lidos pelos alunos, bem como fotografias da exposição patente na Escola Básica Infante D. Henrique. Mais informações no sítio web do projeto, AQUI.





quinta-feira, 13 de julho de 2017

Leitor em destaque - ano letivo 2016/2017

 

CATEGORIA ALUNOS

2.º CICLO 
Inês Mestre, n.º 9, 5.º C - BE do Infante
Patrícia Almeida, n.º 12, 5.º H- BE D. Luís de Loureiro

3.º CICLO 
Alexandra Almeida, n.º 1, 8.º B - BE do Infante
Beatriz Teixeira, n.º 5 , 8.º H- BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PROFESSORES

Manuela Silva - BE do Infante
Cristina Andrade - BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA ASSISTENTES OPERACIONAIS / ASSISTENTES TÉCNICOS

Vera Francisco - BE do Infante
Adriana Assunção- BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

E. de Ed. da aluna Sara Simplício, 6.º A - BE do Infante
E. de Ed. da aluna Margarida Cruz, do 9.º G - BE D. Luís de Loureiro

terça-feira, 11 de julho de 2017

«O gato e o urso selvagem», na biblioteca da EB1 de S. João de Lourosa

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

Na biblioteca de S. João de Lourosa, os alunos ouviram a história «O urso e o gato selvagem», de Kazumi Yumoto  e Komako Sakai (Editora Bruáa). Este livro fala-nos da morte de um amigo e de como a vida nos oferece, depois da tristeza, novas amizades e novas alegrias.

Foi muito importante para os alunos a leitura desta história, após a dolorosa perda que sofremos em março, aquando do trágico acidente que nos levou a nossa querida Marta.

É em sua memória, lembrando esta alegre e simpática menina que tanto gostava de histórias, que deixamos aqui este apontamento, partilhando alguns dos comentários e desenhos realizados pelos seus amigos, após a leitura de «O urso e o gato selvagem».

«Eu gostei muito desta história. Este livro fala-nos de coisas felizes e infelizes. Gostei da forma como como o urso encarou a morte do seu amigo passarinho. Sempre que o urso se sente mal, relembra-se do passarinho e das memórias. Recomendo o livro a alguém que tenha perdido uma pessoa importante na sua vida, porque pode ajudá-la muito.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Esta história é muito bonita pela relação que o urso tinha com o passarinho. Ele ficou triste, mas agarrou-se às recordações que tinha do amigo.»

«Esta história diz-nos uma coisa importante: quando um amigo falece, nós não podemos ficar sempre tristes, devemos começar de novo e, sempre que lembrarmos o amigo, devemos lembrar as coisas boas. É uma lição a aprendermos ao longo da vida e vocês irão notar mais cedo ou mais tarde.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Eu gostei desta história, porque o passarinho morreu, mas o urso continua a ser amigo dele. A parte em que o passarinho morreu foi muito triste, mas gostei da caixa que o urso fez para ele. O passarinho vai ficar para sempre no coração do urso.»


« Eu senti, ao ouvir esta história, tristeza, mas ao mesmo tempo felicidade. A história é muito bonita e eu acho que fala sobre uma amizade que dura para sempre. O urso encontrou novos amigos e eles foram a muitos países tocar músicas extraordinárias, mas o urso nunca mais se esqueceu do seu amigo passarinho.»

«Eu gostei muito desta história, porque é uma história lindíssima. Eu senti pena do passarinho, mas depois comecei a sentir-me feliz, porque ele perdeu um amigo, mas ganhou outro. O passarinho anda sempre com ele no seu grande coração de urso.»