terça-feira, 11 de julho de 2017

«O gato e o urso selvagem», na biblioteca da EB1 de S. João de Lourosa

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

Na biblioteca de S. João de Lourosa, os alunos ouviram a história «O urso e o gato selvagem», de Kazumi Yumoto  e Komako Sakai (Editora Bruáa). Este livro fala-nos da morte de um amigo e de como a vida nos oferece, depois da tristeza, novas amizades e novas alegrias.

Foi muito importante para os alunos a leitura desta história, após a dolorosa perda que sofremos em março, aquando do trágico acidente que nos levou a nossa querida Marta.

É em sua memória, lembrando esta alegre e simpática menina que tanto gostava de histórias, que deixamos aqui este apontamento, partilhando alguns dos comentários e desenhos realizados pelos seus amigos, após a leitura de «O urso e o gato selvagem».

«Eu gostei muito desta história. Este livro fala-nos de coisas felizes e infelizes. Gostei da forma como como o urso encarou a morte do seu amigo passarinho. Sempre que o urso se sente mal, relembra-se do passarinho e das memórias. Recomendo o livro a alguém que tenha perdido uma pessoa importante na sua vida, porque pode ajudá-la muito.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Esta história é muito bonita pela relação que o urso tinha com o passarinho. Ele ficou triste, mas agarrou-se às recordações que tinha do amigo.»

«Esta história diz-nos uma coisa importante: quando um amigo falece, nós não podemos ficar sempre tristes, devemos começar de novo e, sempre que lembrarmos o amigo, devemos lembrar as coisas boas. É uma lição a aprendermos ao longo da vida e vocês irão notar mais cedo ou mais tarde.»

Resultado de imagem para o urso e o gato selvagem

«Eu gostei desta história, porque o passarinho morreu, mas o urso continua a ser amigo dele. A parte em que o passarinho morreu foi muito triste, mas gostei da caixa que o urso fez para ele. O passarinho vai ficar para sempre no coração do urso.»


« Eu senti, ao ouvir esta história, tristeza, mas ao mesmo tempo felicidade. A história é muito bonita e eu acho que fala sobre uma amizade que dura para sempre. O urso encontrou novos amigos e eles foram a muitos países tocar músicas extraordinárias, mas o urso nunca mais se esqueceu do seu amigo passarinho.»

«Eu gostei muito desta história, porque é uma história lindíssima. Eu senti pena do passarinho, mas depois comecei a sentir-me feliz, porque ele perdeu um amigo, mas ganhou outro. O passarinho anda sempre com ele no seu grande coração de urso.»











segunda-feira, 10 de julho de 2017

aLeR+ o Ambiente - 6.º ano

Os alunos do 6.º ano, na disciplina de Ciências Naturais, realizaram também a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca D. Luís de  Loureiro. Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura de textos literários e não literários na área das ciências naturais, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.

Os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, numa oficina de escrita promovida pela biblioteca, no âmbito da unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais. Além disso, realizaram um quiz sobre as plantas, utilizando a ferramenta Kahoot.

Resultado de imagem para herbário jorge sousa braga

Partilhamos aqui alguns dos poemas elaborados pelos alunos das turmas do  6.º ano, da Escola Básica D. Luís de Loureiro.



sábado, 8 de julho de 2017

aLeR+ a Música e o Ambiente - 5.º ano


Realizou-se  a atividade «aLeR+ a Música e o Ambiente», em articulação com diferentes disciplinas do 5.º ano (Português, Ciências Naturais, Ed. Musical, EMRC, Ed. Visual...), da Escola Básica D. Luís de Loureiro.

Os alunos assistiram a uma sessão de sensibilização sobre os pássaros da região e, a partir do canto das aves, aprenderam noções relacionadas com a expressividade musical e desenvolveram a discriminação e a sensibilidade auditiva (Educação Musical).

Realizaram ainda outras atividades, nomeadamente:
  •  leram e declamaram poemas de autores portugueses sobre pássaros e participaram numa oficina de escrita criativa sobre a temática (Português); 
  • realizaram pesquisas sobre pássaros (Ciências da Natureza); 
  • realizaram ilustrações, utilizando diversas técnicas, em educação Visual; 
  • visualizaram curta-metragens sobre a temática, antes da realização de algumas das atividades;
  • leram histórias de diferentes autores, nomeadamente «A vida mágica da sementinha», de Alves Redol (na aula de Português, como leitura orientada no âmbito da educação literária), «Os pássaros (dos poemas voam mais alto), de Afonso Cruz e «Parece um pássaro», de David Machado, em colaboração com a biblioteca;




  • visualizaram curtas-metragens sobre a temática (Português e EMRC);
  • realizaram um quiz (com recurso à ferramenta Kahoot), elaborado pelas alunas estagiárias da Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Viseu (Alexandra Silva. Beatriz Monteiro e Mariana Resende);
  • visitaram a exposição «Inventário dos pássaros da região», que sintetizou a pesquisa realizada pelos alunos sobre pássaros que vivem na nossa zona.

Divulgamos aqui alguns dos materiais produzidos no âmbito desta atividade. 

  • Filme com a leitura do livro «Os pássaros (dos poemas voam mais alto)», de Afonso Cruz, com fotografias do professor António Santos, de Educação Musical;



  • ebook com os poemas elaborados pelos alunos;
  •  «Inventário dos pássaros da região», com fotografias do professor António Santos:

sábado, 1 de julho de 2017

Encerramento do curso EFA B2


Realizou-se no passado dia 30 de junho, na Biblioteca da Escola Básica D. Luís de Loureiro, a sessão de encerramento do Curso  EFA B2. Estiveram presentes, para além do Diretor do Agrupamento, João Caiado, do adjunto do Diretor, José Sousa, do coordenador do curso, Dinis Saraiva, dos professores da turma (Elisabete Ferreira, Rui Martins, Ana Roma e Isaltina Antunes), representantes da Segurança Social de Viseu e da Cáritas, a mediadora e outros elementos da comunidade educativa. 

O Diretor do Agrupamento entregou a cada um dos formandos os certificados relativos a esta etapa do seu percurso formativo, referindo o enorme orgulho sentido pelo Agrupamento por ver estes alunos adultos a investirem na sua escolarização. Relembrou a importância da escola para o futuro dos seus filhos; a importância da qualificação profissional para a obtenção de emprego e para o exercício da cidadania.



No final, alunos e convidados confraternizaram e degustaram um delicioso lanche. Deixamos aqui os nossos parabéns a todos os alunos e o registo de alguns dos momentos  vividos nesta sessão de encerramento.









sábado, 24 de junho de 2017

Dia Nacional das Comunidades Ciganas (24 de junho)


«Para assinalar o Dia Nacional das Comunidades Ciganas (24 de junho) a EAPN Portugal lançou uma CAMPANHA NACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DAS COMUNIDADES CIGANAS # direitoaseroquequiseremcom o apoio institucional da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade.

A Campanha tem um enfoque nas crianças ciganas, nos seus sonhos e ainda enormes barreiras que existem para uma integração económico-social de plena cidadania. Um bloqueio que assenta em estereótipos e projeções de preconceitos e que resulta numa discriminação desmotivadora, castradora e que, no limite, destrói por completo todos os esforços feitos em diferentes domínios (educação, mas também emprego, habitação e saúde) criando um sentimento de impotência, partilhado pelas comunidades ciganas e por todos aqueles que, quotidianamente, procuram romper estes círculos viciosos de equívocos que levantam muros de gigantescas dimensões.

Esperamos que esta campanha nos interpele a todos, de forma colectiva e co-responsabilizante, para a construção de uma enorme ponte, sem qualquer tipo de obstáculos ou de sinalizações equívocas, capaz de concretizar uma igualdade que, mais do que um direito, é um dever.»


EAPN Portugal


Encerramento da atividade "Hora do Conto" - Biblioteca do Infante


Decorreu, no dia 13 de junho, o encerramento da atividade dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, "Hora do Conto", dinamizada pela nossa contadora de histórias, professora Isabel Moura. 


Ao longo do ano letivo, os nossos alunos tiveram oportunidade de desfrutar de momentos mágicos que envolveram as várias sessões que se iniciavam com a canção da sua autoria:

E quem nesta história quiser embarcar,
Tem de ouvir, 
Tem de ouvir
E sonhar
Contos de magia e de fadas,
De gnomos, duendes e dragões,
De bruxas, princesas encantadas,
De gigantes, malvados, vilões...

O nosso agradecimento à professora Isabel Moura pela sua disponibilidade na dinamização desta atividade tão do agrado de todos!

Contamos consigo para o próximo ano letivo!



aLeR+ a Música - 5.ºF e 5.ºG

Na disciplina de Educação Musical, e em articulação com a Biblioteca do Infante, os alunos do 5.ºF e 5.ºG realizaram a atividade “Exploração de uma obra musical”, do referencial «Aprender com a biblioteca escolar», da RBE. 

A atividade partiu da obra «Carnaval dos Animais», de Camille Saint-Saëns que podem ouvir aqui:



A professora bibliotecária explorou com os alunos a biografia de Camille Saint-Saëns e os alunos tiveram oportunidade de ouvir o conto, adaptado da obra musical, por José António Varela. Seguidamente, visionaram um vídeo sobre a obra musical, explicativo dos diferentes momentos da mesma. Os alunos realizaram, ainda, um Kahoot que incidiu sobre a vida de Camille Saint-Saëns e a sua obra mais célebre, «Carnaval dos Animais».