sexta-feira, 28 de abril de 2017

Final intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2017

No dia 26 de abril, realizou-se, em Castro Daire, a fase intermunicipal da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Os alunos representantes do nosso agrupamento estão de parabéns pelo empenho e pela sua prestação nos diferentes momentos deste concurso. 

Aqui lembramos os nomes dos alunos participantes nesta fase intermunicipal.


Escola Básica Infante D. Henrique

7.º ano -  Carolina Canotilho Silva n.º4, 7.º B

8.º ano - 
Gabriela da Silva Figueiredo , n.º 12, 8.º B

9.º ano - 
Maria de Lurdes Marques Alves  , n.º 16, 9.º F 
             

                              Escola Básica D. Luís de Loureiro

7.º ano -   Sofia Martins Dias Loureiro, n.º 11, 7.º H

8.º ano - Nicole Mendes Gomes, n.º13, 8.ºI 

9.º ano - Margarida Marques da Cruz, n.º 9, 9.º G


Boas Leituras!

sábado, 22 de abril de 2017

EFA B1 no Teatro Viriato

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, a turma EFA B1 participou, ontem, dia 21 de abril, num espetáculo, no Teatro Viriato, nomeadamnete a  peça de teatro baseada na obra Ubu Rei, de Alfred Jarry, promovida pelo K Cena - Projeto Lusófono de Teatro Jovem.


Agradecemos  à Câmara Municipal de Viseu o apoio no transporte dos alunos e dos professores acompanhantes. Para estes alunos, foi muito importante visitar este espaço cultural essencial para o município e participar num espetáculo de elevada qualidade artística.

 

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ação de sensibilização «Despir os preconceitos, vestir a inclusão»


No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se hoje, na biblioteca D. Luís de Loureiro, a ação de sensibilização «Despir os preconceitos, vestir a inclusão», dinamizada pelo Dr. José Machado, campanha da Rede Europeia Anti-Pobreza. Participaram nesta sessão os alunos do 8.º ano. 

Esta campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a importância de não discriminação de pessoas com deficiência e incapacidades, pessoas idosas, pessoas desempregadas, migrantes e minorias étnicas, famílias em situação de pobreza e pessoas sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos.

Partilhamos aqui o vídeo da campanha.


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Chá com livros!

Na biblioteca D. Luís de Loureiro, no dia 31 de março, pelas 20 h.30m, realizou-se um «Chá com livros!», organizado pela biblioteca e pela Associação de Pais do ex-agrupamento de escolas de Silgueiros. O evento contou com a presença de  familiares e alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo.


Este ano, comemorando-se os livros, a Poesia e a Primavera,  contaram-se histórias sobre pássaros, ouviram-se poemas sobre a natureza,  declamaram-se poemas (alunos do 5.º ano e vocacional) e visualizaram-se pequenos filmes sobre livros. Algumas famílias presentearam os participantes com histórias que a todos encantaram. A avó Miquinhas também veio ao nosso sarau e contou-nos a história «O beijo da palavrinha», de Mia Couto.

No final, ofereceram-se marcadores de livros e  bebeu-se um chá quentinho acompanhado por deliciosos bolos. Um bem-haja a todos os que contribuíram para este sarau!










Boas leituras!
 


Boletim informativo "Contacto"


Aqui publicamos o boletim informativo das bibliotecas escolares do agrupamento, referente ao 2.º período.

BOAS LEITURAS!



sexta-feira, 7 de abril de 2017

«aLeR+ a Física» - 9.º ano


Ao longo do 2.º período, a Biblioteca do Infante desenvolveu uma atividade de articulação curricular com a disciplina de Físico-Química, nas turmas do 9.º A e B, no âmbito do projeto aLeR+. Pretendeu-se promover a leitura de textos relacionados com a temática da física e a consolidação de conteúdos curriculares. 

Os alunos leram um capítulo do livro  «Física Divertida», de Carlos Fiolhais, no âmbito da consolidação do conteúdo curricular «As forças e os movimentos» e exploraram o  «Poema para Galileu», de António Gedeão. Depois de analisados os textos, os alunos pesquisaram sobre Galileu e António Gedeão recorrendo aos tablets e realizaram um Padlet sobre estes autores.

Na turma 9.º A, os alunos realizaram, ainda, vídeos com a declamação de poemas de António Gedeão.


Aqui partilhamos dois vídeos elaborados pelos alunos do 9.º A.












Em articulação com a Biblioteca D. Luís de Loureiro, os alunos das turmas do 9.º G e H leram o capítulo «Questões que metem muita água e também algum chumbo», também do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular «Forças e Fluídos». Após a leitura, e recorrendo aos tablets, os alunos realizaram na aula um quiz interativo com recurso à ferramenta kahoot e visionaram/analisaram um pequeno filme sobre a biografia e as invenções de Arquimedes. 
BOAS LEITURAS!


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Final do Concurso Concelhio de Leitura

Integrada na Semana da Leitura, decorreu, no dia 29 de março, na Escola Secundária Viriato, a fase final da 4.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura.


Participaram nesta fase final 9 alunos dos 1.º e 2.º ciclos do nosso agrupamento. Destes, 4 alunos distinguiram-se pelos prémios obtidos:

1.º lugar – 5.º ano - Mariana Mercier C. Saraiva, n.º 16 - 5.º B - EB Infante D. Henrique
1.º lugar - 6.º ano - Pedro Gomes Garrido, n.º 20 - 6.º F - EB Infante D. Henrique
2.º lugar – 5.º ano - Daniel Lopes Borralho, n.º 4 - 5.º A - EB Infante D. Henrique
3.º lugar – 6.º ano - Filipe Cruz Filipe, n.º 8 - 6.º B - EB Infante D. Henrique














Parabéns a todos os participantes pela sua prestação e, aos alunos vencedores, o nosso reconhecimento pela qualidade das suas provas!