sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Poemas de Natal no Dia de Reis

Em jeito de prenda do Dia de Reis, partilhamos aqui alguns poemas de Natal ditos por alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro.












 Boas leituras!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Natal...com livros!- Lenda de S. Nicolau

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, os alunos da turma do curso Vocacional partilharam com os colegas da escola, na Festa de Natal, a lenda de S. Nicolau, retirada de "O Grande livro do Natal», das Edições Asa. 



A gravação contou com a preciosa colaboração do professor António Santos, de Ed. Musical.

Partilhamos aqui esta bela lenda dos países nórdicos. 



Boas leituras!

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Boletim informativo "Contacto"

Aqui publicamos o boletim informativo das bibliotecas escolares do agrupamento, referente ao 1.º período.
BOAS LEITURAS!



Entrega de prémios - Concurso "Quadras de S. Martinho"

No dia 20 de dezembro, realizou-se, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, a cerimónia de entrega dos prémios relativos ao concurso "Quadras de S. Martinho".
A aluna do 7.º C, Filipa Almeida Lopes, foi contemplada com o 1.º prémio, categoria 3.º ciclo, no âmbito desta iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal e que foi aberta a toda a comunidade escolar do concelho de Viseu.

PARABÉNS FILIPA!


Apresento-me online - 7.º H

Em articulação com a disciplina de Espanhol, a turma do 7.º H realizou a atividade do Referencial - Aprender com a biblioteca escolar «Apresento-me online». Esta atividade teve como objetivos a criação de um produto mediático para apresentação individual e a reflexão sobre os dados pessoais que se podem incluir na mesma. Os alunos, recorrendo à ferramenta voki, criaram avatares para apresentação pessoal que aqui partilhamos. Basta clicar sobre a imagem!








«Herbário», de Jorge Sousa Braga

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, os alunos da turma de Curso Vocacional, na disciplina de Português e com a colaboração da Biblioteca e do professor de Educação Musical, elaboraram, no primeiro período, pequenos filmes que aqui partilhamos, com poemas do livro «Herbário», de Jorge Sousa Braga. Boas leituras!














segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

aLeR+ a Física - DLL

  Ao longo do primeiro período, na disciplina de Físico-química, em articulação com a biblioteca, realizaram-se algumas atividades inseridas no âmbito do projeto «aLeR+ a Física», com o objetivo de promover a leitura de textos de caráter científico relacionados com as temáticas de Física e a consolidação de conteúdos curriculares lecionados. 


  No 7.º G e H, os alunos leram dois capítulos do livro Uma galáxia marada, de Kjartan Poskitt (Publicações Europa-América), nomeadamente “Viagem espacial" e "Bem-vindo ao espaço profundo” no âmbito da Unidade Curricular «O espaço». Após a leitura, e recorrendo aos tablets, os alunos realizaram na aula um quizz interativo elaborado pelo professor com recurso à ferramenta kahoot


   

  No 9.º G e H, os alunos leram um capítulo «Da queda dos graves à queda da lua», do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, no âmbito da abordagem do conteúdo curricular «As forças e os movimentos». Após a leitura, e recorrendo aos tablets, os alunos realizaram também, na aula, um quizz interativo com recurso à ferramenta kahoot









  Os alunos mostraram muito entusiasmo e empenho na realização do quizz. Ao longo do 2.º período, dar-se-á continuidade a esta articulação entre a biblioteca e a disciplina de Físico-Química.  

BOAS LEITURAS!