segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Formação de utilizadores - 5.º ano

Durante o mês de outubro, realizou-se, nas bibliotecas do Infante, D. Luís de Loureiro e Aquilino Ribeiro a formação dos novos utilizadores. Os alunos tomaram conhecimento das normas de funcionamento das bibliotecas, descobriram a forma como os livros estão organizados e realizaram um divertido bibliopaper. Partilhamos aqui alguns desses momentos.










Concurso Concelhio de Leitura (1.ª fase) - 5.º e 6.º anos


Lembramos que os alunos dos 5.º e 6.º anos inscritos no Concurso Concelhio de Leitura realizarão as provas relativas à 1.ª fase nas datas seguintes:

Escola Básica Infante D. Henrique - 5.º ano

Dia 17 de novembro - 5.ª feira
              Local: Auditório

5.º C, 5.º D e 5.º E - das 11h.05m às 11h.50m

5.º A, 5.º B, 5.º F e 5.º G -  das 12h.00m às 12h.45m

Escola Básica D. Luís de Loureiro- 5.º ano

5.º Ano (H e I )Dia 2 de dezembro - 6.ª feira, das 8h.30m às 9h.15m

              Local: Biblioteca

Obra: O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen


Escola Básica Infante D. Henrique- 6.º ano (todas as turmas)

Dia 15 de novembro - 3.ª feira - das 11h.05m às 11h.50m
                                          Local: Auditório

Escola Básica D. Luís de Loureiro- 6.º ano (todas as turmas)

 Dia 21 de novembro - 2.ª feira, das 8h.30m às 9h.15m

              Local: Biblioteca

Obra: Missão Impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

                                                                                                          BOAS LEITURAS!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Concursos a decorrer

Concurso - Quadras de S. Martinho - 2.ª Edição

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva lançou a 2.ª edição do concurso de quadras cuja temática é a festividade de S. Martinho.
Este concurso é dirigido ao público escolar do 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário e à comunidade em geral.

Aqui fica o REGULAMENTO.                     

                                                                                                                       PARTICIPA!


Concurso Concelhio de Leitura - 4.ª Edição

Está a decorrer, no agrupamento, a 4.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura que tem como objetivos estimular o gosto e a prática da leitura entre os alunos, incentivar o contacto com os livros e respetivos autores e avaliar a leitura de obras literárias. 

Este concurso tem como destinatários os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos do agrupamento e decorrerá em três fases distintas. As duas primeiras fases terão lugar nas escolas do agrupamento, sendo que a 3.ª fase será realizada a nível concelhio e nela participarão os três alunos apurados de cada ano (4.º, 5.º e 6.º) que representarão o agrupamento.


Lembramos que as obras a concurso - 1.ª fase - são as seguintes:

4.º ano: O Segredo do Rio de Miguel Sousa Tavares
5.º ano: O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
6.º ano: Missão Impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 



11.ª Edição - Concurso Nacional de Leitura




 Recordamos os alunos que as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura estão a decorrer. Este concurso dirigido aos alunos do 3.º Ciclo  e ensino Secundário é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a DGLB (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.


Inscreve-te junto do teu professor de Português ou na biblioteca da tua escola.

Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro:
·          7.º Ano: A Lenda de Despereaux, de Kate DiCamillo
·          8.º Ano: Diário secreto de Camila, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
·          9.º Ano: O velho e o mar, de Ernest Hemingway


Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique:
·          7.º Ano: A Casa das Bengalas, de António Mota
·          8.º Ano: Noites no Sótão, de Maria Teresa Maia Gonzalez
·         9.º Ano: A Pérola, de J. Steinbeck


Aqui publicamos o regulamento do concurso.     



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Hora do Conto


E quem nesta história quiser embarcar,
Tem de ouvir, 
Tem de ouvir
E sonhar
Contos de magia e de fadas,
De gnomos, duendes e dragões,
De bruxas, princesas encantadas,
De gigantes, malvados, vilões...
Em outubro deu-se início, na Escola Básica Infante D. Henrique, à atividade "Hora do Conto", promovida pela Biblioteca do Infante e dinamizada pela contadora de histórias professora Isabel Moura.
Esta atividade decorrerá durante o ano letivo, às terças-feiras, quinzenalmente.

O nosso agradecimento à professora Isabel Moura pela sua disponibilidade na dinamização desta atividade tão do agrado de todos!


Contamos contigo nas próximas sessões!

Inscreve-te na Biblioteca!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na BE de Jugueiros

     Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, a educadora Augusta explorou, com as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo, a história “A vaca leitora” de Gabriela Ruivo Trindade. Com esta atividade pretendeu-se comemorar a leitura, os livros e lembrar a importância das bibliotecas escolares.

As crianças e os alunos elaboraram interessantes trabalhos que aqui partilhamos.










segunda-feira, 31 de outubro de 2016

«De mãos dados com os livros» e «aLeR+ ao colinho»

Ao longo do mês de outubro, as professoras bibliotecárias deslocaram-se às escolas do primeiro ciclo para entregar os pacotes do Plano Nacional de Leitura (leitura orientada na sala de aula) e os livros para leitura domiciliária das escolas sem biblioteca. Deixaram também nos jardins os livros para a atividade aLeR+ ao colinho - leitura em vai e vem. 

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, aproveitaram para contar a história «A vaca leitora», de Gabriela Ruivo trindade. Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos vividos nas diferentes escolas e jardins.