A BE/CRE D. Luís de Loureiro colaborou com o grupo de espanhol divulgando uma exposição no âmbito do Dia da Hispanidade, celebrado a 12 de outubro. Deixamos aqui o registo desse acontecimento.
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Fórum 20 anos Rede de Bibliotecas Escolares
"Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora 20 anos de existência. 20 anos que permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. 20 anos em que encontrámos parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados firmes e indispensáveis do nosso Programa. Em que obtivemos a confiança e a estima de muitos professores, alunos, funcionários, diretores de escolas e de centros de formação. De autarquias, bibliotecas municipais, fundações, universidades, associações e outras instituições da sociedade civil
que nos dão o privilégio de trabalhar lado a lado.
Outubro, mês das bibliotecas escolares, é o mês que escolhemos para assinalar o 20.º aniversário deste percurso, construído, sobretudo, através de um grande trabalho em rede e em equipa. A Fundação Calouste Gulbenkian dá-nos a honra de colaborar connosco na efeméride e de acolher nas suas instalações, a 14 de outubro de 2016, o fórum 20 anos RBE."
Mensagem disponível em http://www.rbe20anos.pt/forum
Consulte o programa aqui.
domingo, 2 de outubro de 2016
Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2016
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — Aprende a descodificar o teu mundo! (tradução adotada pela RBE).
Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
Ao longo do mês de outubro serão realizadas no nosso agrupamento várias atividades, pretendendo-se celebrar a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos e promover, em simultâneo, a leitura.
Aqui publicitamos algumas das atividades a desenvolver nas Escolas do agrupamento.
ATIVIDADES
- Pré-escolar e 1.º ciclo- Leitura/reconto da história "A vaca leitora" de Gabriela Ruivo Trindade e Rute Reimão; exploração da história; elaboração de trabalhos pelos alunos sobre a mesma;
- 5.º ano- Formação de utilizadores - Bibliopaper na Biblioteca;
- 6.º ano- Encontro com a escritora Alda Batista Oliveira; apresentação do livro "Sonhar a Escola"; leitura/declamação de poemas;
- 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos- Concurso "Letra de Rap sobre as bibliotecas escolares". Consulta aqui o regulamento.
PARTICIPA!
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Receção aos alunos do 5.º ano na Biblioteca do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro
No início deste ano letivo, no dia da receção aos alunos e Encarregados de Educação, dia 15 de setembro, os alunos do 5.º ano realizaram uma visita à Biblioteca da sua escola acompanhados pelos respetivos Encarregados de Educação. Ali, os alunos visionaram um vídeo sobre o projeto do agrupamento aLeR+ para SeR+ e conheceram as várias valências da Biblioteca. Foram igualmente convidados, assim como os seus Encarregados de Educação, a participar nas várias atividades a promover ao longo do ano letivo, no âmbito do projeto aLeR+ para SeR+.
Aqui fica registado o momento.quarta-feira, 7 de setembro de 2016
Divulgação do Projeto aLeR+ para SeR+
O nosso agrupamento faz parte do projeto aLeR+. Com o projeto aLeR+ para SeR+, colocamos o prazer de ler no centro dos
esforços do agrupamento para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos; envolvemos na promoção da leitura todos os
elementos da comunidade escolar: professores, assistentes operacionais, pais, juntas de freguesia, entre outros; trabalhamos em parceria com as famílias para
estimular a leitura em casa...
Contamos com todos! Participe. Colabore.
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
Bom ano letivo 2016 - 2017!
A equipa das bibliotecas escolares deseja a todos os seus utilizadores um excelente ano letivo e ...
boas leituras!
imagem retirada de: http://www.ebspsol.com/
sexta-feira, 15 de julho de 2016
Sessão de encerramento do Curso EFA B2
Realizou-se no passado dia 13 de julho, na Biblioteca da Escola Básica D. Luís de Loureiro, a sessão de encerramento do Curso EFA B2. Estiveram presentes, para além do Diretor do Agrupamento, Eng. João Caiado, do coordenador do curso, professor Dinis Saraiva, dos professores da turma Elisabete Ferreira, Helena Mateus, António Ferreira, Rui Martins, representantes da Segurança Social de Viseu e da Cáritas, a mediadora e outros elementos da comunidade educativa.
O Diretor do Agrupamento entregou a cada um dos formandos os certificados relativos a esta etapa do seu percurso formativo, referindo o enorme orgulho sentido por ver estes alunos adultos a investirem na sua escolarização. Relembrou a importância da escola para o seu futuro e para o futuro dos seus filhos; a importância das literacias para o exercício da cidadania e da qualificação profissional para a obtenção de emprego e realização pessoal.
Os alunos tiveram ainda oportunidade de conviver com a professora Lurdes Correia, sua professora do ano letivo passado.
No final, alunos e convidados celebraram, em ambiente festivo, confraternizando em redor de um delicioso lanche.
O Diretor do Agrupamento entregou a cada um dos formandos os certificados relativos a esta etapa do seu percurso formativo, referindo o enorme orgulho sentido por ver estes alunos adultos a investirem na sua escolarização. Relembrou a importância da escola para o seu futuro e para o futuro dos seus filhos; a importância das literacias para o exercício da cidadania e da qualificação profissional para a obtenção de emprego e realização pessoal.
Os alunos tiveram ainda oportunidade de conviver com a professora Lurdes Correia, sua professora do ano letivo passado.
No final, alunos e convidados celebraram, em ambiente festivo, confraternizando em redor de um delicioso lanche.
Deixamos aqui os nossos parabéns a todos os alunos e o registo de alguns dos momentos vividos na sessão de encerramento.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



