terça-feira, 7 de junho de 2016

"Faça Lá um Poema... 2016"




No âmbito do concurso "Faça Lá um Poema… 2016", vários foram os alunos do agrupamento que participaram na iniciativa, revelando a sua veia poética. 
Aqui partilhamos alguns dos poemas elaborados pelos alunos.

PARABÉNS A TODOS!

Concurso "Uma aventura literária 2016"


No âmbito da participação no concurso "Uma aventura literária 2016", promovido pela Editorial Caminho, a aluna Ana Carolina Gonçalves Marques do 8.ºE recebeu, hoje, na Biblioteca do Infante o diploma e o prémio atribuído pela sua participação no concurso.

PARABÉNS, ANA CAROLINA!

BOAS LEITURAS!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Nas férias... Ler é um prazer!


A Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro  promoverão a leitura recreativa durante o período de férias.

Assim, informamos todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação que têm ao seu dispor o catálogo online onde podem selecionar os livros do seu agrado para leitura de FÉRIAS!

Esperamos por si na Biblioteca!
                                                                                                                     BOAS  LEITURAS!

«Sara e o Gigante das Histórias» em Jugueiros

A educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1.º ano, a história «Sara e o Gigante das Histórias», de Laurence Bourguignon e Pascal Biet.
Com a dinamização desta atividade pretendeu-se motivar as crianças para a leitura e estabelecer as diferenças das aprendizagens entre o início e o fim do ano letivo, através das histórias contadas e dos livros que requisitaram.
O tema desta história valoriza conceitos como a entreajuda, a partilha, a amizade e sublinha o facto de não haver idade para se descobrir a magia da leitura.
Depois de ouvirem e explorarem a história, as crianças realizaram bonitos trabalhos que aqui partilhamos.












Workshop «Danças do Mundo»

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se, no dia 27 de abril, na Escola D. Luís de Loureiro, um workshop sobre danças da América Latina, dinamizado pelo professor da Escola de Dança Lugar Presente, Ernesto Acosta. 

Participaram neste evento alunos e professores. Foi uma tarde muito divertida! Deixamos aqui um registo de alguns dos momentos.




quinta-feira, 2 de junho de 2016

Alunos da turma EFA B1 visitam a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, os alunos da turma EFA B1 visitaram, na passada terça-feira, dia 31 de maio, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Para além de conhecerem todas as valências deste serviço, no âmbito da agenda comemorativa do 14º Aniversário deste importante espaço municipal, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o arquivo da biblioteca, ouvir o coro Vox Visio e assistir à apresentação do “Prémio de Poesia Judith Teixeira”, instituído pela Câmara Municipal de Viseu em parceria com a editora Edições Esgotadas.

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos. 






quarta-feira, 1 de junho de 2016

aLeR+ o Ambiente

Os alunos  do 5.º e 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, em colaboração com as docentes Luísa Coelho, Fernanda Teixeira, Isabel Neves e Tânia Almeida realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca do Infante e Biblioteca D. Luís de Loureiro.

Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura de textos literários e não literários na área das ciências naturais, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.

Nas turmas do 5.º ano, os alunos leram poemas do livro «Bichos em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez e escreveram poemas sobre animais, no âmbito da unidade curricular que estavam a abordar. Os alunos do 5.º G construíram uma wiki com o Bilhete de Identidade de diferentes animais previamente selecionados.
Nas turmas do 6.º ano, os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais.

 Aqui publicamos alguns dos poemas elaborados pelos alunos das turmas do 5.º e do 6.º ano.