segunda-feira, 6 de junho de 2016

«Sara e o Gigante das Histórias» em Jugueiros

A educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1.º ano, a história «Sara e o Gigante das Histórias», de Laurence Bourguignon e Pascal Biet.
Com a dinamização desta atividade pretendeu-se motivar as crianças para a leitura e estabelecer as diferenças das aprendizagens entre o início e o fim do ano letivo, através das histórias contadas e dos livros que requisitaram.
O tema desta história valoriza conceitos como a entreajuda, a partilha, a amizade e sublinha o facto de não haver idade para se descobrir a magia da leitura.
Depois de ouvirem e explorarem a história, as crianças realizaram bonitos trabalhos que aqui partilhamos.












Workshop «Danças do Mundo»

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se, no dia 27 de abril, na Escola D. Luís de Loureiro, um workshop sobre danças da América Latina, dinamizado pelo professor da Escola de Dança Lugar Presente, Ernesto Acosta. 

Participaram neste evento alunos e professores. Foi uma tarde muito divertida! Deixamos aqui um registo de alguns dos momentos.




quinta-feira, 2 de junho de 2016

Alunos da turma EFA B1 visitam a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, os alunos da turma EFA B1 visitaram, na passada terça-feira, dia 31 de maio, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Para além de conhecerem todas as valências deste serviço, no âmbito da agenda comemorativa do 14º Aniversário deste importante espaço municipal, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o arquivo da biblioteca, ouvir o coro Vox Visio e assistir à apresentação do “Prémio de Poesia Judith Teixeira”, instituído pela Câmara Municipal de Viseu em parceria com a editora Edições Esgotadas.

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos. 






quarta-feira, 1 de junho de 2016

aLeR+ o Ambiente

Os alunos  do 5.º e 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, em colaboração com as docentes Luísa Coelho, Fernanda Teixeira, Isabel Neves e Tânia Almeida realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”, atividade de articulação curricular com a Biblioteca do Infante e Biblioteca D. Luís de Loureiro.

Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura de textos literários e não literários na área das ciências naturais, consolidar conteúdos curriculares e desenvolver competências de expressão escrita.

Nas turmas do 5.º ano, os alunos leram poemas do livro «Bichos em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez e escreveram poemas sobre animais, no âmbito da unidade curricular que estavam a abordar. Os alunos do 5.º G construíram uma wiki com o Bilhete de Identidade de diferentes animais previamente selecionados.
Nas turmas do 6.º ano, os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais.

 Aqui publicamos alguns dos poemas elaborados pelos alunos das turmas do 5.º e do 6.º ano.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hora do Conto na Escola Infante D. Henrique

Decorreu hoje, no auditório da Escola Básica Infante D. Henrique, o encerramento da atividade dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, "Hora do Conto", dinamizada pela nossa contadora de histórias, professora Isabel Moura. 



Ao longo do ano letivo, os nossos alunos tiveram oportunidade de desfrutar de momentos mágicos que envolveram as várias sessões que se iniciavam com a canção da autoria da professora Isabel Moura:

E quem nesta história quiser embarcar,
Tem de ouvir, 
Tem de ouvir
E sonhar
Contos de magia e de fadas,
De gnomos, duendes e dragões,
De bruxas, princesas encantadas,
De gigantes, malvados, vilões...

O nosso bem-haja à professora Isabel Moura que com tanto entusiasmo dinamizou, quinzenalmente, esta atividade! Contamos consigo para o próximo ano letivo!


terça-feira, 24 de maio de 2016

aLeR+ a Música - Histórias com Música

Em colaboração com o professor Luís Macário e no âmbito da atividade de articulação curricular "aLeR+ a Música", os alunos do 5.º C e do 5.º E dinamizaram, na Biblioteca do Infante, um bonito momento musical em que interpretaram a fábula de Esopo "O pastor e o lobo" e a lenda "A Sopa de Pedra", conto tradicional português.

Depois de lerem e explorarem os textos, os alunos apresentaram um musical na Biblioteca do Infante, gracioso momento partilhado com as turmas do 6.º D e 7.º D.

PARABÉNS A TODOS!









terça-feira, 10 de maio de 2016

Partilha de Leituras em Jugueiros - 3.º B e Jardim de Infância

Os alunos da turma do 3.º B da Escola de Jugueiros dramatizaram com fantoches a "História da Carochinha" para as crianças do Jardim de Infância. No final da atividade, as crianças do Jardim de Infância cantaram a canção “Era uma vez uma linda carochinha…”.

Foi um momento de articulação e de partilha em que todos participaram com entusiasmo!