quinta-feira, 17 de março de 2016

aLeR+ a Física - 9.º G e H

Em articulação com a biblioteca D. Luís de Loureiro, os alunos do 9.º ano, turmas G e H,  realizaram a atividade aLeR+ a Física, neste 2.º período. Após a leitura do capítulo «Questões que metem muita água e também algum chumbo», do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, os alunos realizaram um quiz elaborado pelo professor Paulo Gonçalves, conheceram um pouco mais da vida de Arquimedes e informaram-se sobre a  importância da Biblioteca de Alexandria para o desenvolvimento do conhecimento científico.









Ler nas férias é que é!

 Imagem disponível em mundosnaestante.blogspot.com

Aproveitem a pausa letiva da Páscoa para ler. Passem nas bibliotecas e escolham os melhores livros.

Boas leituras!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Semana da Leitura - Encontro com Olinda Beja

A escritora Olinda Beja, natural de S. Tomé e Príncipe, esteve no nosso agrupamento para apresentar o livro «Pé-de-perfume» aos alunos do 6.º e 7.º ano. A autora contou histórias e falou de aspetos culturais da sua terra natal, encantando os alunos com o som do batuque e a magia das histórias africanas. 








 


“Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. As nossas crianças e jovens precisam da palavra, dita e escrita, necessária ao seu processo de crescimento enquanto pessoas. Cabe-nos a nós, educadores e contadores de histórias, oferecer-lhes esta dimensão de sonho e aventura, de tradições e sentimentos. A tecnologia, só por si, esfria o coração." 
Olinda Beja

terça-feira, 15 de março de 2016

Semana da leitura - Visita à Biblioteca Municipal

Hoje, os alunos do 9.º ano da Escola D. Luís de Loureiro participaram numa visita guiada à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, com o objetivo de se tornarem leitores da biblioteca e conhecerem as valências daquele espaço municipal. Os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar o arquivo da biblioteca.




No mesmo dia, os alunos das Escolas Básicas de Passos de Silgueiros e Loureiro, participaram numa atividade de animação para a leitura.  No dia seguinte, os alunos da Escola Básica de S. João de Lourosa visitaram a biblioteca e participaram também numa atividade em redor dos livros e da leitura.


Um bem-haja às Dr.ª Teresa Almeida e Dr.ª Teresa Fonseca, bibliotecárias, que nos receberam de forma tão calorosa.



segunda-feira, 14 de março de 2016

Semana da Leitura - encontro com a cultura cigana

Hoje, os alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro participaram numa sessão sobre história e cultura ciganas, dinamizada pela Olga Mariano e pelo Bruno Gonçalves, da Associação Letras Nómadas. Bruno Gonçalves é autor do livro «História do ciganinho Chico», tendo aproveitado a oportunidade para falar do seu livro e da importância que o mesmo teve na sua vida. 





quarta-feira, 9 de março de 2016

Semana da Leitura 2016

A Semana da Leitura vai decorrer, no nosso agrupamento, de 14 a 18 de março. Na 10.ª edição da Semana da Leitura, convida-se toda a comunidade educativa a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criar momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como o pluralismo e a multiculturalidade,  desenvolvendo "ELOS de Leitura".
Várias serão as atividades a dinamizar em todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento. Como é habitual, os Pais/Encarregados de Educação são convidados a participar nesta FESTA da LEITURA, celebrando connosco os livros e a leitura.


SEMANA da LEITURA
 14 a 18 de março de 2016

· Conto contigo! (partilha de leituras pelos Pais/Enc. Ed.)
· «Chá com livros!»  (EDLL)
· Leitura de contos do Mundo (1.º ciclo)
· Encontro com autores
· Visita à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva
· Elos de leitura entre gerações - EIDH e Confraria de Santa Eulália
· Ao encontro da cultura cigana (EDLL)
· Leituras/dramatizações/atividades de expressão plástica…

BOAS LEITURAS!


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"A Rã Mainu"- Biblioteca de Jugueiros

A educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1º ano a história “A Rã Mainu”, do livro “Rãs, Príncipes e Feiticeiros” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

 Com esta história,  que serviu de mote para a Semana da Leitura 2016, pretendeu-se, para além de criar o gosto pela leitura, que as crianças adquirissem competências na Área do Conhecimento do Mundo, num espaço de troca de saberes e culturas. Assim, as crianças tiveram oportunidade de conhecer aspetos civilizacionais de Angola, aquando da exploração do conto popular “A Rã Mainu” daquele país africano. 









Depois de ouvirem e explorarem a história, fizeram bonitos trabalhos, dos quais apresentamos alguns exemplos.