sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"A Rã Mainu"- Biblioteca de Jugueiros

A educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1º ano a história “A Rã Mainu”, do livro “Rãs, Príncipes e Feiticeiros” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

 Com esta história,  que serviu de mote para a Semana da Leitura 2016, pretendeu-se, para além de criar o gosto pela leitura, que as crianças adquirissem competências na Área do Conhecimento do Mundo, num espaço de troca de saberes e culturas. Assim, as crianças tiveram oportunidade de conhecer aspetos civilizacionais de Angola, aquando da exploração do conto popular “A Rã Mainu” daquele país africano. 









Depois de ouvirem e explorarem a história, fizeram bonitos trabalhos, dos quais apresentamos alguns exemplos.



Exploração de uma obra musical - Pedro e o lobo

Os alunos do 5.º G e H realizaram, ontem,  na disciplina de Educação Musical, em colaboração com a biblioteca D. Luís de Loureiro, um jogo (com a ferramenta Kahoot) sobre a obra musical «Pedro e o lobo», de Sergei Prokoviev.




Que forma tão divertida de aprender...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Trabalhos realizados pela turma do 3.ºA da Escola Básica de Jugueiros


“As Fadas Verdes”
     “As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo é um livro cheio de magia e encantamentos. Os seus poemas levam-nos a conhecer melhor muitos dos seres que a autora trata no livro, de uma forma engraçada e curiosa.
     Os alunos partindo de cada um dos poemas, escreveram outros sobre os mesmos temas. Resolvemos dar a forma de um harmónio aos trabalhos realizados, dada a musicalidade destes textos.




                  “Lendas do Mar”
     Esta obra, de José Letria, foi trabalhada no âmbito do PNL com grande interesse por parte dos alunos que, como bons portugueses, sentem atração pelo mar.
     O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias aulas de português aliadas às expressões e foram realizadas diversas atividades:
- leitura; dramatização; atividades plásticas; escrita de texto narrativo, poesia, banda desenhada, resumos.




Encontrar o Outro nos livros - 8.º ano

No âmbito do projeto Ser+ cidadão, as turmas do 8.º ano da Escola  D. Luís de Loureiro iniciam hoje a atividade «Encontrar o Outro nos livros», em colaboração com os diretores de turma, no tempoo de Formação Cívica. 

Estivemos a ler o livro «Migrando», de Mariana Chiesa Mateos e falamos sobre o problema das migrações na atualidade.




Visualizamos também o vídeo realizado a partir deste livro.

Iniciamos se também a leitura do livro «Emigrantes», de Shaun Tan.



A leitura deste livro, do cap. I e II, em formato de vídeo, pode ser feita AQUI e AQUI.
Todos 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"O Cuquedo" recriado na Escola Básica de Jugueiros

A biblioteca da EB1/Jardim de Infância de Jugueiros está a desenvolver um projeto que tem como objetivos envolver todos os professores da AAAF, pretendendo-se através do yoga, da música, da dança, da expressão dramática e expressão motora desenvolver atividades diversas que contribuam para a educação global das crianças, nomeadamente e sobretudo no que diz respeito às suas competências leitoras.

Assim, e tendo em conta que estudos realizados comprovam que o yoga para crianças é uma prática que  desenvolve competências importantes, aumentando a autoestima, o autocontrolo e a capacidade de concentração das crianças e contribuindo para a diminuição de problemas de disciplina e aumento do respeito pelos colegas, pretendeu-se utilizar esta prática e associá-la à leitura.

Nesse sentido, este mês, a convite da educadora Arlete, na Escola Básica de Jugueiros, a professora Andreia Borralho dinamizou, através de uma aula de yoga, a história “O Cuquedo” de Clara Cunha, atividade dirigida às crianças do Jardim de Infância e às turmas do 1.ºA e 1.ºB. Esta atividade demonstrou como existem muitas formas de motivar as crianças para a leitura.
As crianças participaram com grande entusiasmo em todas as atividades propostas. Recontaram a história, identificaram os personagens, reproduziram todos os movimentos, a lengalenga, o nome e o que diziam os animais, a canção, os instrumentos utilizados … 






terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Exploração de uma obra musical - Pedro e o Lobo

Os alunos do 5.º G e H, através deste cartaz realizado com a ferramenta Smore pelo professor António Santos, aprenderam a associar os instrumentos às personagens em «Pedro e o lobo», a história que Sergei Prokoviev contou através da música.




Boas leituras!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sessões de sensibilização "Naveg@s em Segurança"

No âmbito das celebrações do Mês da Internet mais Segura, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, realizaram-se, na Escola Básica Infante D. Henrique, sessões de sensibilização dirigidas aos alunos das turmas do 7.º ano sobre a temática "Naveg@s em Segurança", com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital. 

Na Escola Básica D. Luís de Loureiro, as sessões realizaram-se nos dias 24 e 25 de fevereiro e tiveram como público alvo os alunos do 6.º, 7.º ano e turmas do curso vocacional.
       As sessões de sensibilização, dinamizadas pela Dr.ª Teresa Teixeira do IPDJ possibilitaram uma reflexão conjunta e aprofundada sobre os atuais desafios que a utilização da Internet suscita, assim como sobre a importância dada à Identidade Digital que cada um constrói.