quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Encontrar o Outro nos livros - 8.º ano

No âmbito do projeto Ser+ cidadão, as turmas do 8.º ano da Escola  D. Luís de Loureiro iniciam hoje a atividade «Encontrar o Outro nos livros», em colaboração com os diretores de turma, no tempoo de Formação Cívica. 

Estivemos a ler o livro «Migrando», de Mariana Chiesa Mateos e falamos sobre o problema das migrações na atualidade.




Visualizamos também o vídeo realizado a partir deste livro.

Iniciamos se também a leitura do livro «Emigrantes», de Shaun Tan.



A leitura deste livro, do cap. I e II, em formato de vídeo, pode ser feita AQUI e AQUI.
Todos 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"O Cuquedo" recriado na Escola Básica de Jugueiros

A biblioteca da EB1/Jardim de Infância de Jugueiros está a desenvolver um projeto que tem como objetivos envolver todos os professores da AAAF, pretendendo-se através do yoga, da música, da dança, da expressão dramática e expressão motora desenvolver atividades diversas que contribuam para a educação global das crianças, nomeadamente e sobretudo no que diz respeito às suas competências leitoras.

Assim, e tendo em conta que estudos realizados comprovam que o yoga para crianças é uma prática que  desenvolve competências importantes, aumentando a autoestima, o autocontrolo e a capacidade de concentração das crianças e contribuindo para a diminuição de problemas de disciplina e aumento do respeito pelos colegas, pretendeu-se utilizar esta prática e associá-la à leitura.

Nesse sentido, este mês, a convite da educadora Arlete, na Escola Básica de Jugueiros, a professora Andreia Borralho dinamizou, através de uma aula de yoga, a história “O Cuquedo” de Clara Cunha, atividade dirigida às crianças do Jardim de Infância e às turmas do 1.ºA e 1.ºB. Esta atividade demonstrou como existem muitas formas de motivar as crianças para a leitura.
As crianças participaram com grande entusiasmo em todas as atividades propostas. Recontaram a história, identificaram os personagens, reproduziram todos os movimentos, a lengalenga, o nome e o que diziam os animais, a canção, os instrumentos utilizados … 






terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Exploração de uma obra musical - Pedro e o Lobo

Os alunos do 5.º G e H, através deste cartaz realizado com a ferramenta Smore pelo professor António Santos, aprenderam a associar os instrumentos às personagens em «Pedro e o lobo», a história que Sergei Prokoviev contou através da música.




Boas leituras!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sessões de sensibilização "Naveg@s em Segurança"

No âmbito das celebrações do Mês da Internet mais Segura, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, realizaram-se, na Escola Básica Infante D. Henrique, sessões de sensibilização dirigidas aos alunos das turmas do 7.º ano sobre a temática "Naveg@s em Segurança", com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital. 

Na Escola Básica D. Luís de Loureiro, as sessões realizaram-se nos dias 24 e 25 de fevereiro e tiveram como público alvo os alunos do 6.º, 7.º ano e turmas do curso vocacional.
       As sessões de sensibilização, dinamizadas pela Dr.ª Teresa Teixeira do IPDJ possibilitaram uma reflexão conjunta e aprofundada sobre os atuais desafios que a utilização da Internet suscita, assim como sobre a importância dada à Identidade Digital que cada um constrói.




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

aLeR+ a Música - exploração de uma obra musical - 5.º G e H

Em articulação com a biblioteca D. Luís de Loureiro, as turmas do 5.º G e 5.º H, na disciplina de Educação Musical, estão a explorar a obra «Pedro e o lobo», de Sergei Prokoviev, realizando atividades com os tablets.  

Hoje, ficarão a conhecer melhor a vida e a obra deste grande compositor do século XX, através de atividades realizadas com recurso à ferramenta ActiveTextbook. A ficha de trabalho é da autoria do professor de Educação Musical, António Santos.

Cliquem na imagem deste grande compositor russo... e bom trabalho!

https://activetextbook.com/active_textbooks/9612#page1

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tertúlia com pais ciganos - Projeto Ser+ cidadão

No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão,  estiveram na escola EB1 de Teivas e D. Luís de Loureiro, ontem, ao fim do dia, para falarem com os pais ciganos das turmas EFA, Bruno Gonçalves e Olga Mariano, da Associação Letras Nómadas. Esta atividade foi possível graças à colaboração da Câmara Municipal de Viseu, no contexto do Projeto Viseu Educa.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Formação « História e Cultura Ciganas»

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se, no auditório da Escola Infante D. Henrique, nos passados dias 11 e 12 de fevereiro, a formação «História e Cultura Ciganas», dinamizada pela Olga Mariano e Bruno Gonçalves, da Associação Letras Nómadas - Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas.
A sessão de abertura contou com a presença do Diretor do Agrupamento, Engº João Caiado, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Joaquim Seixas.

Esta atividade realizou-se em parceria com o Projeto Viseu Educa, da Câmara Municipal de Viseu, e cumpre objetivos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, nomeadamente o conhecimento da cultura desta etnia por parte da comunidade educativa.
Verificou-se uma grande adesão por parte de professores e assistentes operacionais do nosso agrupamento, sendo o balanço final bastante positivo, uma vez que houve oportunidade para esclarecer algumas ideias preconcebidas, por parte de alguns presentes, e  conhecer aspetos essenciais da história e da cultura da etnia cigana.