terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura

 




Realizou-se no nosso agrupamento a prova eliminatória da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. 

Participaram neste concurso 131 alunos da Escola Básica Infante D. Henrique e 63 alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro. Os alunos que representarão o agrupamento na fase distrital são os seguintes:

Escola Básica Infante D. Henrique:

7.º ano -  Maria dos Reis Araújo, n.º16, 7.ºA 

8.º anoCarolina Isabel Lucas Cosme, n.º 5, 8.º A

9.º anoMaria Ana Correia Roboredo Chaves Dionísio, n.º 17, 9.º A 


Escola Básica D. Luís de Loureiro
  
7.º ano -  Marta Alexandra Moniz Rodrigues, n.º6, 7.ºI

8.º ano -  Márcia Rafaela Loureiro Pinto, n.º14, 8G

9.º ano -  José Gonçalo P. Santos, n.º14, 9G 


Parabéns aos vencedores e... BOAS LEITURAS! 

Concurso - Vídeo promocional sobre as Bibliotecas Escolares

No 1.º período, no âmbito  da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as bibliotecas do agrupamento promoveram um concurso de vídeo que teve como objetivos valorizar as BE junto da comunidade  escolar, assim como estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos.
O concurso, dirigido aos alunos do 3.º ciclo, contou com a participação de vários trabalhos
que aqui publicamos.

O vídeo vencedor do concurso foi o vídeo realizado pelas alunas Leonor Gomes e Mariana Melo do 8.º A.
Parabéns a todos os participantes e, em especial, às alunas vencedoras!

8.º A - Leonor Gomes, Mariana Melo




8.º A - Guilherme Costa, João Magalhães, Nuno Pereira




8.º A - Ana Sofia Costa, Pedro Florença




8.º F - Ana Margarida Duarte, Bárbara Santos, Beatriz Máximo, Beatriz Melo, Hélia Figueiredo, Margarida Marques, Margarida Saraiva



8.º F - Anacleto Silva, Caio Almeida, José Pedro Cruz, Lucas Silva




8.º F - Ana Beatriz Bonfim, Gonçalo Salema, Maria de Lurdes Alves




9.º B - Rodrigo Pereira da Silva e Guilherme Fernandes Polónio




9.º E





Alunas das turmas Vocacional

Diversidade religiosa - 7.º H


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Parlamento dos Jovens - Escola D. Luís de Loureiro - Sessão debate e Sessão escolar







No passado dia 18 de janeiro, na biblioteca D. Luís de Loureiro,  realizou-se uma sessão debate dinamizada pelo Deputado da Assembleia da República, Dr Pedro Alves em nome da Comissão da Educação Ciência e Cultura da AR, tendo estado presente o  Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Eng. João Caiado.

Tratou-se de uma sessão que visou esclarecer os 23 alunos/deputados sobre a forma como funciona a Assembleia da República, a iniciativa do Parlamento dos Jovens, tendo os alunos/deputados tido a  oportunidade de colocar questões.




No dia 20 de janeiro, realizou-se a Sessão Escolar. Estiveram presentes 21 deputados dos 23 eleitos no passado dia 11 de janeiro. Foi designado como Presidente da Mesa da Sessão Escolar o professor que coordenou a iniciativa, Rui Martins, estando como Vice da Mesa a Presidente da Comissão Eleitoral, Liliana Sena, e como secretária Marta Tavares.

Aberta a sessão,  os representantes das listas eleitas apresentaram as suas propostas e iniciativas respeitantes ao Racismo, Preconceito e Discriminação. Foram apresentadas e discutidas 5 propostas tendo sido agregadas duas delas. Após este debate foram eleitas 3 propostas que constam no relatório e documentação a enviar aos responsáveis da iniciativa na Assembleia da República.

 Em termos sumários foram eleitas as seguintes propostas:

a) Criação de jogos didáticos a distribuir e aplicar aos alunos do 1º ciclo;
b) Criação de clubes multiculturais nas escolas;
c) Apostar fortemente em ações de formação por técnicos especializados na problemática.

Após esta eleição das propostas, procedeu-se à eleição dos Deputados representantes da Escola Dom Luís Loureiro para a sessão distrital, respetivamente:

  • Carina Pais, da turma G do 9º Ano;
  • Jorge Oliveira, da turma G do 9º Ano.
Foi ainda eleito como deputado/candidato a presidir à Assembleia Distrital a realizar em local a designar o aluno:

  • David Oliveira, da turma G do 9º Ano.
Todos os alunos/deputados participaram nas sessões com empenho e responsabilidade.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A avó Miquinhas voltou à Aquilino Ribeiro…

A avó Miquinhas voltou à Escola Aquilino Ribeiro…

… para implementar o Projeto de Leitura em Vai e Vem, aLer+ ao colinho. Trouxe-nos a história A Princesa da Chuva de Luísa Ducla Soares que nos deliciou e que escutámos com muita atenção. Agora escolhemos outra história que vamos ler em nossas casas e que vamos partilhar com os nossos colegas no Jardim de Infância.


… E a avó prometeu voltar com mais histórias para nós!










quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Parlamento dos Jovens 2016 na Escola D. Luís de Loureiro







No âmbito do programa Parlamento dos Jovens, realizou-se, no passado dia 11 de janeiro, na Biblioteca Escolar Dom Luís de Loureiro, uma sessão/debate e a votação das listas candidatas a deputados para a Sessão Escolar.

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. 


A sessão/debate contou com a presença do Deputado da Assembleia da República, Dr. Pedro Alves, em nome da Comissão da Educação Ciência e Cultura, da representante do SOS Racismo, Dra Maria da Graça Marques Pinto, e do representante da EAPNE - Rede Europeia Anti-Pobreza,  Dr. José Machado. 

Os 32 alunos candidatos tiveram a oportunidade de recolher contributos para o trabalho que estão a desenvolver no âmbito desta iniciativa. A votação decorreu no mesmo dia e a participação dos alunos da Escola Dom Luís Loureiro foi uma grande demonstração de ato cívico, tendo exercido o seu direito de voto 79% dos eleitores.

O professor Rui Martins, coordenador desta iniciativa, agradece a todos os professores envolvidos nesta ação e, de forma especial, aos Assistentes Operacionais que prepararam o espaço destinado à sessão.