Durante o mês de outubro, realizou-se, nas bibliotecas do Infante, D. Luís de Loureiro e Aquilino Ribeiro a formação dos novos utilizadores. Os alunos tomaram conhecimento das normas de funcionamento das bibliotecas, descobriram a forma como os livros estão organizados e realizaram um divertido bibliopaper. Partilhamos aqui alguns desses momentos.
Mostrar mensagens com a etiqueta MIBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta MIBE. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na BE de Jugueiros
Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, na
Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, a educadora Augusta explorou, com as crianças
do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo, a história “A vaca leitora” de
Gabriela Ruivo Trindade. Com esta atividade pretendeu-se comemorar a leitura,
os livros e lembrar a importância das bibliotecas escolares.
As crianças e os alunos elaboraram interessantes
trabalhos que aqui partilhamos.
domingo, 2 de outubro de 2016
Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2016
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — Aprende a descodificar o teu mundo! (tradução adotada pela RBE).
Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
Ao longo do mês de outubro serão realizadas no nosso agrupamento várias atividades, pretendendo-se celebrar a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos e promover, em simultâneo, a leitura.
Aqui publicitamos algumas das atividades a desenvolver nas Escolas do agrupamento.
ATIVIDADES
- Pré-escolar e 1.º ciclo- Leitura/reconto da história "A vaca leitora" de Gabriela Ruivo Trindade e Rute Reimão; exploração da história; elaboração de trabalhos pelos alunos sobre a mesma;
- 5.º ano- Formação de utilizadores - Bibliopaper na Biblioteca;
- 6.º ano- Encontro com a escritora Alda Batista Oliveira; apresentação do livro "Sonhar a Escola"; leitura/declamação de poemas;
- 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos- Concurso "Letra de Rap sobre as bibliotecas escolares". Consulta aqui o regulamento.
PARTICIPA!
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Concurso - Vídeo promocional sobre as Bibliotecas Escolares
No 1.º período, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as bibliotecas do agrupamento promoveram um concurso de vídeo que teve como objetivos valorizar as BE junto da comunidade escolar, assim como estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos.
O concurso, dirigido aos alunos do 3.º ciclo, contou com a participação de vários trabalhos
que aqui publicamos.
O concurso, dirigido aos alunos do 3.º ciclo, contou com a participação de vários trabalhos
que aqui publicamos.
O vídeo vencedor do concurso foi o vídeo realizado pelas alunas Leonor Gomes e Mariana Melo do 8.º A.
Parabéns a todos os participantes e, em especial, às alunas vencedoras!
8.º A - Leonor Gomes, Mariana Melo
8.º A - Guilherme Costa, João Magalhães, Nuno Pereira
8.º A - Ana Sofia Costa, Pedro Florença
8.º F - Ana Margarida Duarte, Bárbara Santos, Beatriz Máximo, Beatriz Melo, Hélia Figueiredo, Margarida Marques, Margarida Saraiva
8.º F - Anacleto Silva, Caio Almeida, José Pedro Cruz, Lucas Silva
8.º F - Ana Beatriz Bonfim, Gonçalo Salema, Maria de Lurdes Alves
9.º B - Rodrigo Pereira da Silva e Guilherme Fernandes Polónio
9.º E
8.º F - Anacleto Silva, Caio Almeida, José Pedro Cruz, Lucas Silva
8.º F - Ana Beatriz Bonfim, Gonçalo Salema, Maria de Lurdes Alves
9.º B - Rodrigo Pereira da Silva e Guilherme Fernandes Polónio
9.º E
Alunas das turmas Vocacional
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Trabalhos do pré-escolar e do 1.º ciclo
Aqui fica a partilha de alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em todos os jardins e escolas do 1.º ciclo do agrupamento, os alunos ouviram com interesse a história "Um Lobo Culto" de Pascal Biet.
Nas várias turmas, os alunos realizaram atividades sobre a história contada, comemorando, assim, a leitura, os livros e a Biblioteca Escolar.
Parabéns a todos os alunos pelos excelentes trabalhos realizados!
Parabéns a todos os alunos pelos excelentes trabalhos realizados!
Escola de Jugueiros
Escola de Repeses
Escola de S. João de Lourosa
Escola de Vila Chã de Sá
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Frases sobre as bibliotecas escolares
No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 6.º ano elaboraram frases sobre as bibliotecas. Aqui fica o registo desta atividade:
Turma - 6.º A
Uma biblioteca é como
uma árvore cheia de folhas com contos, histórias, versos.
As bibliotecas são
importantes para o nosso conhecimento, porque fornecem-nos muita informação e
também histórias de fantasia para melhorar a nossa imaginação.
As bibliotecas são
como florestas, mas em vez de folhas, têm livros e em vez de animais, têm as
personagens dos mais belos contos de fadas…
As bibliotecas são essenciais
para nós, alunos, porque podemos ler livros, procurar informação na internet e
fazer trabalhos de casa e de grupo.
Ai, ai minha querida
biblioteca! Não sei o que faria sem ti a aturar-me quase todas as manhãs, com
as tuas histórias, enfim… Mas espero que me atures muitos mais dias, porque eu
preciso de ti, para estudar, pesquisar, etc.
Nas bibliotecas
Livros se podem
requisitar
Mas quando se está lá
dentro
Não se pode alto
falar.
Turma - 6.º B
As bibliotecas são
bosques de livros, sabedoria e conhecimento.
A biblioteca é um
espaço privilegiado para ler e estudar.
A biblioteca é um pequeno grande mundo!
A biblioteca é a casa
dos livros e o coração do mundo…
A biblioteca é ouro e
cabe-nos explorá-la, pois não nascemos cultos.
A biblioteca
é a casa dos livros e o coração do mundo…
Turma - 6.º C
A biblioteca desperta
em mim alegria, imaginação e faz-me expandir a minha boa disposição.
Na biblioteca sonho
lendo diversos livros mágicos…
A biblioteca é um
local mágico onde podemos dar asas à imaginação.
Na biblioteca bebo
sabedoria. Escrevo com alegria e pesquiso com a certeza de encontrar uma
resposta …
A biblioteca é magia,
sonho e fantasia!
Turma - 6.º D
A biblioteca é um
sítio para estudar, onde as ideias circulam pelo ar.
Cada livro é como uma
borboleta
Que esvoaça por cima
da nossa cabeça
Nos computadores
podemos trabalhar
E nas televisões
filmes visualizar
A biblioteca é um
lugar calmo
Onde se pode estudar
Tem livros e
computadores
Para se poder
pesquisar
A biblioteca é um
sítio onde podes imaginar, sem teres limites para pensar…
A biblioteca é um
sítio especial, onde podemos mergulhar em muitos sítios mágicos, conhecidos
como livros.
Quando queremos ler
um livro
Estudar ou fazer uma
pesquisa
Vamos à biblioteca
E tudo isso se
concretiza!
Turma - 6.º E
A biblioteca é um
armário de sabedoria.
A biblioteca é um rio
onde flui a imaginação.
A biblioteca é uma
fonte de conhecimento, sabedoria e imaginação.
A biblioteca
ajuda-nos a ir mais além, para o mundo da fantasia.
Biblioteca – ler é
ser cada vez mais.
Turma - 6.º F
A biblioteca escolar
é muito importante porque podemos realizar lá os nossos trabalhos, ler,
requisitar livros; também podemos ver filmes e passar o nosso tempo livre.
A biblioteca é
muito importante porque lá existem livros que nos ajudam a ler muito melhor e
computadores que são essenciais para fazermos trabalhos; é também um bom local
para passar os tempos livres.
Frequentar a
biblioteca, é alargar horizontes!
Uma biblioteca
não tem de ser só um sítio de conhecimento e sabedoria, também pode ser de
alegria e prazer!
A biblioteca é um ponto de encontro de Saber; Cultura; Aprendizagem; Trabalho e Lazer.
Turma - 6.º G
A biblioteca está a abarrotar de alegria escolar!
Na biblioteca podemos entrar no mundo da imaginação.
Na biblioteca podemos visitar o lado do outro mundo.
A biblioteca tem muitos livros que estão à tua espera.
A biblioteca ajuda-nos a sonhar.
A biblioteca é um sitio mágico.
Na biblioteca sonhas acordado.
Na biblioteca deve-se fazer silêncio.
A nossa biblioteca é boa para ler e estudar.
A biblioteca é boa para descontrair.
A biblioteca escolar é um bom lugar de trabalho.
A biblioteca é um lugar muito bom para refletir.
Turma - 6.º H
Na biblioteca deve-se fazer silêncio.
A nossa biblioteca é boa para ler e estudar.
A biblioteca é boa para descontrair.
A biblioteca escolar é um bom lugar de trabalho.
A biblioteca é um lugar muito bom para refletir.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Formação de utilizadores - 5.º ano
Ao longo do mês de outubro, inseridas nas atividades de comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizaram-se sessões de formação de utilizadores para todos os alunos do 5.º ano. Os alunos conheceram os direitos e os deveres dos utilizadores, todas as valências das bibliotecas escolares e realizaram um divertido biblipopaper.
A biblioteca escolar é mesmo fantástica!
quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2015
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela RBE).
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
Ao longo do mês de outubro serão realizadas no nosso agrupamento várias atividades, pretendendo-se celebrar a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos e promover, em simultâneo, a leitura.
Aqui publicitamos algumas das atividades a desenvolver nas Escolas Básicas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro.
domingo, 16 de novembro de 2014
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares em Jugueiros
Na Escola Básica de Jugueiros, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares comemorou-se com muita criatividade e entusiasmo. Os alunos ouviram com grande interesse a história "Sara e o Gigante das histórias", tendo participado na recriação das personagens e espaços da mesma.
Aqui publicamos alguns dos momentos vivenciados pelos alunos que tão intensamente comemoraram a leitura, os livros e a Biblioteca Escolar.
Aqui publicamos alguns dos momentos vivenciados pelos alunos que tão intensamente comemoraram a leitura, os livros e a Biblioteca Escolar.
Nas várias turmas, os alunos realizaram atividades de escrita sobre a história "Sara e o Gigante das histórias".
Parabéns a todos os alunos pelos excelentes trabalhos realizados!
Subscrever:
Mensagens (Atom)













.jpg)