Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 22 de março de 2019

Dia da árvore e da poesia


No passado dia 21 de março, na biblioteca D. Luís de Loureiro cheirava a primavera... e os versos de Afonso Cruz, do seu O Livro do Ano, espalharam-se por toda a escola. 
Além disso, no átrio da escola, colaborando com o grupo de Ciências Naturais, deram-se a conhecer os pássaros da região e divulgaram-se poemas sobre árvores de diversos autores portugueses. 





Boas leituras!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

aLeR+ o Amor


As bibliotecas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro celebraram o amor, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Para além da exposição de poemas de amor de diferentes autores, portugueses e estrangeiros e da divulgação de cartas de amor de homens célebres, realizaram-se montras de livros sobre a temática.

Em colaboração com os professores de português do 8.º ano, gravámos poemas de amor. 





Aqui partilhamos alguns poemas de amor ditos pelos alunos. É de realçar a participação dos alunos que frequentam a Sala Ena.


















        

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Comemoração do Dia Universal dos Direitos da Criança

«A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança(1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.»
in http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-para-cidadania/dia-universal-dos-direitos-da-crianca-20-de-novembro 
Para assinalar esta efeméride, a Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro promoveram a realização de diversas atividades com as turmas do 2.º ciclo. Para além da visualização de documentários e da reflexão sobre os diferentes direitos das crianças, os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar numa atividade de animação para a leitura dinamizada pelo grupo "Contos e Cantos". Foram contadas histórias que abordam os direitos essenciais, proporcionanda uma reflexão sobre esta questão tão importante.




Feito com Padlet

Sessão com o grupo «Contos e Cantos», na Escola Infante D. Henrique e na Escola D. Luís de Loureiro











sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Comemoração do Halloween

Nas Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro comemorou-se o "Halloween", decorando-se o espaço com motivos alusivos à efeméride e realizando-se uma montra de livros relacionados com a temática. N Escola D. Luís de Loureiro, a professora Cristina Santos dinamizou a Hora do conto especial Halloween para as turmas do 2.º ciclo. 

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as obras alusivas a este tema existentes nas duas bibliotecas e muitas foram as requisições de livros registadas durante a última semana de outubro. Os alunos realizaram, ainda, jogos, sopas de letras, palavras cruzadas... sobre o vocabulário em Inglês relacionado com o  Halloween.
















terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dia da Internet Mais Segura 2018

Dia da Internet Mais Segura(em inglês SID (Safer Internet Day) celebra-se anualmente desde 2004.
Este ano, o tema é  «Cria e partilha com responsabilidade: uma Internet melhor começa contigo».
Aqui partilhamos alguns vídeos do canal do Youtube da Internet Segurarecursos para explorar sozinho ou acompanhado, em contexto de sala de aulas ou com os pais, e para todas as idades.
Para os mais novos:


Para os mais crescidos: 




Para os mais velhos: 


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dia da Hispanidade

A BE/CRE D. Luís de Loureiro colaborou com o grupo de espanhol divulgando uma exposição no âmbito do Dia da Hispanidade, celebrado a 12 de outubro. Deixamos aqui o registo desse acontecimento.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

CIÊNCIA NA BIBLIOTECA

                                          5 de junho - Dia Mundial do Ambiente

Comemorado desde o dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.
Esta efeméride assume-se como forma privilegiada das Nações Unidas promoverem a consciencialização mundial para as questões ambientais. Há 42 anos, este foi o primeiro grande passo para que em todo o mundo se passasse a ter uma maior atenção e preocupação com o Ambiente.

Este ano, o tema escolhido para assinalar a efeméride é "Sete Mil Milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!" e visa realçar os impactos das atividades económicas e dos padrões de consumo sobre o Ambiente.
O bem-estar da humanidade, o ambiente e o funcionamento da economia, dependem em última análise, da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. A população humana consome mais recursos naturais do que aqueles que o planeta pode fornecer de modo sustentável. Muitos dos ecossistemas da Terra estão a aproximar-se do ponto crítico de colapso e do esgotamento irreversíveis, empurrados pelo crescimento elevado da população e desenvolvimento económico desproporcional e desmesurado.

Em 2050, se os atuais padrões de consumo e produção permanecerem os mesmos, e com uma população crescente que deve chegar a 9,6 biliões, serão necessários três planetas para sustentar o nosso modo de vida e de consumo. Consumir de forma responsável significa viver dentro dos limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os nossos sonhos possam ser realizados. A prosperidade humana não pode “crucificar” a Terra! É urgente viver em harmonia com o planeta. A mudança de atitude de cada indivíduo face à “nossa casa”, a Terra, é fundamental.

“Embora as decisões individuais pareçam insignificantes face às ameaças e problemas ambientais globais, quando biliões de pessoas juntam forças num objetivo comum, conseguem marcar tremendamente a diferença.”

Ban Ki-Moon, Secretário geral das Nações Unidas


Qual o nosso impacto individual no planeta?

            O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, aliado a uma grande produção de resíduos, são marcas de degradação ambiental das sociedades humanas atuais que ainda não se identificam como parte integrante da Biosfera. Foi a pensar na dimensão crescente das marcas que deixamos e na forma de quantificá-las, que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica.
A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros. 
No site http://web.ist.utl.pt/~ist155390/ecoladora/ podes calcular a tua pegada ecológica e não te admires se te revelar que precisas de 2, 3 ou 4 planetas para manteres o teu estilo de vida.

Interessa que reflitas e mudes a tua atitude!

Algumas dicas para seres um dos Sete Mil Milhões a mudar o rumo do planeta:

- Reduz os consumos energéticos, utilizando aparelhos elétricos e eletrónicos de baixo consumo. Não deixes os aparelhos ligados, por exemplo, televisão e computador, sem estarem a ser utilizados.

- Reduz o consumo de água. Substitui o banho de imersão por um duche rápido: gastas 1/5 da água. Descarrega o autoclismo só na medida do necessário: cada descarga liberta 6 a 10l de água potável!

- Minimiza a produção de resíduos sólidos, poupando dinheiro ao adquirir embalagens com maior capacidade e produtos com pouca embalagem, sempre que possível recicláveis.

- Se for de qualidade, bebe água da torneira em vez de engarrafada.

- Sempre que possível, adquire produtos produzidos localmente, pois consomem menos combustível no seu transporte, produzindo menos emissões e contribuem para a manutenção do emprego e para o desenvolvimento da economia regional.

- Consume produtos frescos em detrimento dos congelados ou enlatados. Aumenta a proporção de vegetais em relação aos produtos derivados de carne consumidos a cada refeição.

- Utiliza mais a bicicleta e os transportes públicos nas tuas deslocações e sempre que possível anda a pé!

- Utiliza papel 100% reciclado e livre de cloro. Utiliza sempre as duas faces das folhas e reaproveita as desnecessárias para rascunho.

- Evita comprar produtos de usar e deitar fora, tais como papel de cozinha, guardanapos, toalhas de papel, talheres e copos de plástico, etc...

- Reutiliza e recicla o lixo doméstico.

Para saberes mais, consulta:

CABRAL, Inês. Guia do Consumo Responsável [em linha]. Lisboa: Sustentare Lda. [Consult. 4 Jun. 2015]. Disponível em:

Na Biblioteca:

EMMERICH, Roland. O Dia Depois de Amanhã [Registo vídeo]. E.U.A.: Centropolis Entertainment, 2004.


BENDER, Lawrence; DAVID, Laurie. Uma Verdade Inconveniente [Registo vídeo]. E.U.A.: Paramont Classics, 2006.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Guerra Colonial na primeira pessoa

Nos dias 20, 22, 24 e 28 de abril nas Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro, ex-combatentes da Guerra Colonial deram o seu testemunho aos alunos do 6.º ano. O evento foi organizado pelo grupo de História do 2.º ciclo. Estiveram presentes o presidente da delegação de Viseu da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA), João Gonçalves e um colega da associação.

Os alunos colocaram questões muito pertinentes aos ex-combatentes e as suas respostas, para além de transmitirem conhecimentos históricos, foram autênticas lições de vida. Deixamos aqui o registo de alguns desses momentos.





quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor




O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e os que os produzem.  

                                                                                              Irina Bokova, Directora-General of UNESCO





O dia 23 de abril é celebrado em todo o Mundo com a intenção de promover a leitura, os livros e o direito de autor.
A data foi proclamada em 1996 pela UNESCO, que disponibiliza no seu sítio na Internet informação sobre os eventos ao longo dos últimos anos e uma mensagem da diretora-geral, Irina Bukova, para além de várias sugestões e recursos para a comemoração da data, e ainda ligações para as diversas comemorações em todo o mundo.
Em Portugal a data tem sido assinalada ao longo dos anos pela DGLAB e pelos diversos organismos que a antecederam. O dia é igualmente comemorado com atividades de promoção do livro e da leitura em muitas bibliotecas, livrarias e escolas.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

61f625271f.jpg;pveeb32a4965452c2a

Antecipando o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que se celebra no próximo dia 23 de abril, divulgamos a mensagem que Irina Bokova, directora-geral da UNESCO, escreveu para assinalar este Dia em 2015. A luta contra o analfabetismo junto dos jovens e dos grupos sociais mais desfavorecidos, numa perspectiva inclusiva e por meio das tecnologias da informação, é um dos principais vectores da sua mensagem. Aos livros, diz Irina Bokova, cabe a missão de “inspirar a compreensão, o diálogo e a tolerância”.

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e aqueles que os produzem.
Como símbolos globais de progresso social, os livros – aprendizagem e leitura – tornaram-se alvos para aqueles que denigrem a cultura e a educação, que rejeitam o diálogo e a tolerância. Nos últimos meses, temos visto ataques contra crianças nas escolas e a queima pública de livros. Neste contexto, o nosso dever é claro – devemos redobrar os esforços para promover o livro, a caneta, o computador, juntamente com todas as formas de leitura e de escrita, de modo a combater o analfabetismo e a pobreza, a construir sociedades sustentáveis, e a fortalecer as bases da paz.
A UNESCO tem liderado a luta contra o analfabetismo, a ser incluída como elemento fundamental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2015. A alfabetização é a porta para o conhecimento, essencial para a auto-estima e o empoderamento individuais. Os livros, em todas as formas, desempenham um papel essencial neste aspecto. Com 175 milhões de adolescentes no mundo – a maioria meninas e mulheres jovens – incapazes de ler uma única frase, a UNESCO está empenhada no domínio das tecnologias de informação e comunicação, em especial as tecnologias móveis, de forma a apoiar a alfabetização e a alcançar os excluídos com aprendizagem de qualidade.
Os livros são plataformas de valor incalculável para a liberdade de expressão e o livre fluxo de informação – estes são essenciais para todas as sociedades actuais. O futuro do livro como objeto cultural é inseparável do papel da cultura na promoção de vias mais inclusivas e sustentáveis ​​para o desenvolvimento. Através da sua Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que celebra o seu 10º aniversário este ano, a UNESCO pretende promover a leitura entre os jovens e os grupos marginalizados. Estamos a trabalhar com a International Publishers Association, a International Booksellers’ Federation e a International Federation of Library Associations para apoiar as carreiras profissionais nas editoras, livrarias, bibliotecas e escolas.
Este é o espírito norteador de Incheon, na Coreia do Sul, que foi designada Capital Mundial do Livro 2015, em reconhecimento do seu programa para promover a leitura entre as pessoas e as camadas mais desfavorecidas da população. Esta designação entra em vigor no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e será comemorada com os participantes do ano anterior, Port Harcourt, na Nigéria.
Com Incheon e toda a comunidade internacional, vamos unir-nos para comemorar os livros como a personificação da criatividade, o desejo de compartilhar ideias e conhecimentos, para inspirar a compreensão, o diálogo e a tolerância. Esta é a mensagem da UNESCO sobre o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
Mensagem de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2015

Fonte:  http://www.bad.pt/noticia/2015/04/13/mensagem-da-unesco-para-o-dia-do-livro-e-dos-direitos-de-autor/

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Dia Internacional do Cigano


Na passada quarta-feira, dia 8 de abril, comemorou-se, na Biblioteca D. Luís de Loureiro, o Dia Internacional do Cigano. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois de uma grande campanha feita pelo cigano e ator americano Yull Biner. A data foi oficializada em 1971, no I Congresso Mundial Roma/Cigano, em Londres, Inglaterra.Desde então o dia 8 de abril é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional do Cigano, sendo uma ocasião para o reconhecimento da cultura, língua e história do povo cigano.
 

 
Para além de uma pequena sessão informativa sobre a história do povo cigano dinamizada pela professora bibliotecária Conceição Tomé, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma pequena amostra da exposição com fotografias dos últimos ciganos nómadas portugueses, do artista Pierre Gonord, patente na galeria Hasted Kraeutler , em Nova Iorque, até ao próximo dia 25 de abril.
 
Os alunos das turmas PCA e Vocacional assistiram ainda a um documentário denominado «As ciganas», de Pedro Neves, seguido de um  debate moderado pelo Dr. José Machado, da EAPN- Portugal. Todos os elementos da comunidade escolar puderam ainda degustar na cantina uma deliciosa «galinhada cigana».

 
 
Hoje, ao fim da tarde, na Escola do 1.º CEB de Teivas, com a turma EFA (alunos adultos), celebrou-se também a cultura  cigana e refletiu-se sobre a questão da integração das comunidades ciganas.  Realizou-se uma sessão informativa sobre a história do povo cigano e deu-se a conhecer a ação  de alguns mediadores ciganos em Portugal, nomeadamente no concelho de Beja e Abrantes.