segunda-feira, 27 de março de 2017

Semana da Leitura 2017

A Semana da Leitura vai decorrer, no nosso agrupamento, de 27 a 31 de março. 

A 11.ª edição da Semana da Leitura convida as escolas das redes pública e privada a celebrarem a leitura com iniciativas de leitura que traduzam ambientes plurais que motivem a participação das crianças e dos alunos em atividades de leitura livres, com as suas famílias, com outros jovens, com adultos das comunidades educativas e com a população em geral, ilustrando o conceito «O prazer de Ler».

Várias serão as atividades a dinamizar em todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento. Como é habitual, os Pais/Encarregados de Educação são convidados a participar nesta FESTA da LEITURA, celebrando connosco os livros e a leitura.



sábado, 25 de março de 2017

Apresentação do livro «Gabriel, o Galo Cantor»

Decorreu, no dia 13 de março, o encontro com os escritores Isabel Couto e Ricardo Santos, autores do livro «Gabriel, o Galo Cantor», atividade desenvolvida no âmbito do projeto "Vamos Cuidar da Nossa Voz".

Dado o elevado número de crianças do Pré-escolar envolvidas na atividade, foram realizadas 2 sessões. A primeira às 10H, na biblioteca da EB Aquilino Ribeiro e a segunda, às 11H, no ginásio da EB de Jugueiros.

Salientamos o interesse e motivação das crianças e a excelente dinamização da responsabilidade da Terapeuta da Fala, Isabel Couto, também autora da obra. De referir, ainda, que no final da apresentação  seguiu-se uma sessão de autógrafos, muito do agrado das crianças.

Aqui partilhamos alguns dos momentos das sessões.










sexta-feira, 17 de março de 2017

Celebrar a Diversidade Cultural - Encontro com Geshe Lobsang


Integrado na atividade «Celebrar a Diversidade Cultural», do projeto Ser+ Cidadão, realizou-se, hoje, na Biblioteca D. Luís de Loureiro,  um encontro com Geshe Lobsang Tsultrim, monge budista tibetano. O objetivo principal deste encontro  foi promover o intercâmbio cultural e possibilitar o contacto com a herança espiritual viva da tradição tibetana.
Esta foi uma oportunidade única para os alunos envolvidos e para toda a comunidade escolar. Geshe Lobsang está a realizar uma digressão ibérica denominada PURE MIND PROJECT.
Tashi Delek!
(saudação tibetana)





 





terça-feira, 14 de março de 2017

Frederico, de Leo Lionni, no Jardim do Loureiro de Silgueiros

(Cenário construído pelo Jardim de infância de Oliveira de Barreiros)

Os meninos e as meninas do Jardim de infância do Loureiro de Silgueiros gostaram tanto da história Frederico, de Leo Lionni, contada na altura em que se distribuíram os pacotes para leitura domiciliária e para a atividade «aLeR+ ao colinho», que resolveram mascarar-se de Fredericos e participarem assim, como ratos leitores e poetas, no desfile de Carnaval que se realizou na cidade de Viseu. Que belos poetas!









terça-feira, 7 de março de 2017

Vencedores do concurso "Faça lá um poema 2017"

Já são conhecidos os vencedores do concurso "Faça lá um poema 2017".

1.º Ciclo: Dinis Horta Pereira - 3.º ano - Escola Básica de Jugueiros

2.º Ciclo: Inês Nogueira - 6.º G - Escola Básica D. Luís de Loureiro

3.º Ciclo: Mariana Coimbra - 9.º D - Escola Básica Infante D. Henrique

Os poemas selecionados para representar o agrupamento já foram enviados para o PNL.





PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E, EM ESPECIAL, AOS ALUNOS VENCEDORES!


segunda-feira, 6 de março de 2017

Atividades de animação para a leitura na Biblioteca de S. João de Lourosa

Na Biblioteca de S. João de Lourosa, as histórias  andam à solta.  A partir da história «Frederico», de Leo Lionni, foram realizados diferentes trabalhos, no início do segundo período. 












Partilhamos ainda a entoação da canção adaptada do livro «A vaca leitora», trabalhada no primeiro período pelos alunos desta escola e ensaiada no período das atividades de enriquecimento curricular.



Eu sou uma vaca leitora
Não sou uma vaca qualquer 
leio jornais e revistas
Livros de grandes artistas...
Que animação!

Eu sou uma vaca letrada
Não sou uma vaca qualquer
Leio romances e poesia
aventuras cheias de magia...
Que emoção!

Eu sou uma vaca leitora
Não sou uma vaca qualquer 
Tenho uma grande biblioteca
De livros está repleta.
Que animação!

Boas leituras!

«a LeR+ o Amor» na Biblioteca de Jugueiros

     Durante o mês de fevereiro, a educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1.º ciclo, a história «O sapo apaixonado», de Maxvelthuijs. No final da atividade, as crianças ouviram e cantaram a canção de André Sardet “Adivinha quanto eu gosto de ti”.

     Com esta história pretendeu-se para além de criar o gosto pela leitura, transmitir valores como a amizade, a partilha, a solidariedade, o respeito pelo próximo… e a aquisição de competências na área do Conhecimento do Mundo.


     Depois de ouvirem e explorarem a história, as crianças realizaram interessantes trabalhos que aqui partilhamos.