sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Participação nas VII Xornadas de Bibliotecas Escolares da Galiza

As bibliotecas escolares do nosso agrupamento participaram, a convite da Xunta da Galiza, nas VII Xornadas de Bibliotecas Escolares da Galiza. O evento decorreu nos passados dias 18 e 19 de novembro, no Palácio de Congressos, em Santiago de Compostela.

Foi proferida a comunicação «Inclusão e Interculturalidade - desafios do século XXI para as bibliotecas escolares», divulgando-se o projeto Ser+ Cidadão, em implementação no nosso agrupamento.




quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Feira do Livro nas Bibliotecas da EB1 Aquilino Ribeiro e EB1 de Jugueiros

De 28 de novembro a 2 de dezembro vai realizar-se, nas Bibliotecas da Escola Básica Aquilino Ribeiro e da Escola Básica de Jugueiros, a Feira do Livro.
Convida-se toda a comunidade educativa a visitar  e a participar nesta atividade. Não se esqueça...

Neste Natal… ofereça muitos livros!!!




terça-feira, 15 de novembro de 2016

Viver o S. Martinho na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros

As crianças do Pré-escolar, depois de ouvirem e explorarem na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros a história "A lenda de S. Martinho",  (in As Festas. Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987), dinamizada pela educadora Arlete, tiveram oportunidade de a dramatizar para os alunos do 1.º ciclo.

Este foi, sem dúvida, um grande momento de articulação entre ciclos, pretendendo-se, igualmente, promover o gosto pela leitura, desenvolver nas crianças competências na área do conhecimento do Mundo e incutir valores fundamentais para o seu desenvolvimento.













segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Trabalhos dos alunos - MIBE

Ao longo do mês de outubro, as crianças dos jardins e das escolas do 1.º CEB realizaram diversos trabalhos sobre o livro «A vaca leitora», de Gabriela Ruivo Trindade. Partilhamos aqui alguns desses trabalhos. 

EB1 de Oliveira de Barreiros







 Jardim de Infância de Loureiro de Silgueiros






 Jardim de Infância e EB1 de Fail






Escola Básica Aquilino Ribeiro


Diga Não ao Ódio - Biblioteca D. Luís de Loureiro

Realizou-se no passado dia 10 de novembro, na biblioteca D. Luís de Loureiro, mais uma sessão no âmbito do Movimento contra o Discurso de Ódio - Jovens pelos Direitos Humanos online, dinamizada pela Dr.ª Teresa Teixeira, do IPDJ de Viseu. A sessão foi organizada pelo diretor da turma PCA, Dr. Rui Martins, e foi dirigida especificamente aos alunos desta turma. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Atividades de promoção da leitura na biblioteca da EB1 de S. João de Lourosa


No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizaram-se várias atividades na Biblioteca da Escola Básica de S. João de Lourosa. A professora Isabel contou e explorou com todos os alunos a história “A vaca leitora” de Gabriela Ruivo Trindade, tendo os alunos produzido diferentes trabalhos sobre a mesma. Com esta atividade pretendeu-se festejar a a leitura e os livros e lembrar a importância da biblioteca escolar. 

A professora responsável pela atividade de enriquecimento curricular - música ensaiou com os alunos a canção adaptada  a partir desta história e que aqui publicaremos brevemente. 

Celebrando a leitura e os livros, esteve na escola o grupo «A lanterna mágica», apresentando, com recurso a teatro de fantoches, a «História dos legumes», no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação.

Deixamos aqui o registo de algumas das atividades.









segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Formação de utilizadores - 5.º ano

Durante o mês de outubro, realizou-se, nas bibliotecas do Infante, D. Luís de Loureiro e Aquilino Ribeiro a formação dos novos utilizadores. Os alunos tomaram conhecimento das normas de funcionamento das bibliotecas, descobriram a forma como os livros estão organizados e realizaram um divertido bibliopaper. Partilhamos aqui alguns desses momentos.