segunda-feira, 31 de outubro de 2016

«De mãos dados com os livros» e «aLeR+ ao colinho»

Ao longo do mês de outubro, as professoras bibliotecárias deslocaram-se às escolas do primeiro ciclo para entregar os pacotes do Plano Nacional de Leitura (leitura orientada na sala de aula) e os livros para leitura domiciliária das escolas sem biblioteca. Deixaram também nos jardins os livros para a atividade aLeR+ ao colinho - leitura em vai e vem. 

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, aproveitaram para contar a história «A vaca leitora», de Gabriela Ruivo trindade. Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos vividos nas diferentes escolas e jardins.











quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Atividades de promoção da leitura na Biblioteca de Jugueiros

    Durante o mês de setembro, na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, foi pedagogicamente explorada, com as crianças do Jardim de Infância e as turmas do 1.º ano, a obra “Um beijo na mão“, história adaptada por Maria Jesus Sousa, a partir do livro ”The Kissing hand” e, com as turmas do 2.º ano, a obra “Uma escola com dias de todas as cores”, história criada por Maria Jesus Sousa. O livro “O meu primeiro dia de escola” de António Mota foi explorado nas turmas do 3.º e 4.º anos.
Pretendeu-se, com estas atividades, promover o gosto pela leitura, despertando nas nossas crianças e alunos o interesse em frequentar a Biblioteca Escolar e o prazer de ler.
Todos os grupos/turmas realizaram interessantes trabalhos que aqui partilhamos.














sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dia da Hispanidade

A BE/CRE D. Luís de Loureiro colaborou com o grupo de espanhol divulgando uma exposição no âmbito do Dia da Hispanidade, celebrado a 12 de outubro. Deixamos aqui o registo desse acontecimento.


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Fórum 20 anos Rede de Bibliotecas Escolares



"Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora 20 anos de existência. 20 anos que permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. 20 anos em que encontrámos parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados firmes e indispensáveis do nosso Programa. Em que obtivemos a confiança e a estima de muitos professores, alunos, funcionários, diretores de escolas e de centros de formação. De autarquias, bibliotecas municipais, fundações, universidades, associações e outras instituições da sociedade civil
que nos dão o privilégio de trabalhar lado a lado.

Outubro, mês das bibliotecas escolares, é o mês que escolhemos para assinalar o 20.º aniversário deste percurso, construído, sobretudo, através de um grande trabalho em rede e em equipa. A Fundação Calouste Gulbenkian dá-nos a honra de colaborar connosco na efeméride e de acolher nas suas instalações, a 14 de outubro de 2016o fórum 20 anos RBE."

Mensagem disponível em http://www.rbe20anos.pt/forum

Consulte o programa aqui.

domingo, 2 de outubro de 2016

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2016

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.


A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — Aprende a descodificar o teu mundo! (tradução adotada pela RBE).

Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.



Ao longo do mês de outubro serão realizadas no nosso agrupamento várias atividades, pretendendo-se celebrar a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos e promover, em simultâneo, a leitura.

Aqui publicitamos algumas das atividades a desenvolver nas Escolas do agrupamento.

ATIVIDADES

- Pré-escolar e 1.º ciclo- Leitura/reconto da história "A vaca leitora" de Gabriela Ruivo Trindade e Rute Reimão; exploração da história; elaboração de trabalhos pelos alunos sobre a mesma;

- 5.º ano- Formação de utilizadores - Bibliopaper na Biblioteca;

- 6.º ano- Encontro com a escritora Alda Batista Oliveira; apresentação do livro "Sonhar a Escola"; leitura/declamação de poemas;

- 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos- Concurso "Letra de Rap sobre as bibliotecas escolares".  Consulta aqui o regulamento.


                                                                          
                                                                                                                          PARTICIPA!