segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hora do Conto na Escola Infante D. Henrique

Decorreu hoje, no auditório da Escola Básica Infante D. Henrique, o encerramento da atividade dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, "Hora do Conto", dinamizada pela nossa contadora de histórias, professora Isabel Moura. 



Ao longo do ano letivo, os nossos alunos tiveram oportunidade de desfrutar de momentos mágicos que envolveram as várias sessões que se iniciavam com a canção da autoria da professora Isabel Moura:

E quem nesta história quiser embarcar,
Tem de ouvir, 
Tem de ouvir
E sonhar
Contos de magia e de fadas,
De gnomos, duendes e dragões,
De bruxas, princesas encantadas,
De gigantes, malvados, vilões...

O nosso bem-haja à professora Isabel Moura que com tanto entusiasmo dinamizou, quinzenalmente, esta atividade! Contamos consigo para o próximo ano letivo!


terça-feira, 24 de maio de 2016

aLeR+ a Música - Histórias com Música

Em colaboração com o professor Luís Macário e no âmbito da atividade de articulação curricular "aLeR+ a Música", os alunos do 5.º C e do 5.º E dinamizaram, na Biblioteca do Infante, um bonito momento musical em que interpretaram a fábula de Esopo "O pastor e o lobo" e a lenda "A Sopa de Pedra", conto tradicional português.

Depois de lerem e explorarem os textos, os alunos apresentaram um musical na Biblioteca do Infante, gracioso momento partilhado com as turmas do 6.º D e 7.º D.

PARABÉNS A TODOS!









terça-feira, 10 de maio de 2016

Partilha de Leituras em Jugueiros - 3.º B e Jardim de Infância

Os alunos da turma do 3.º B da Escola de Jugueiros dramatizaram com fantoches a "História da Carochinha" para as crianças do Jardim de Infância. No final da atividade, as crianças do Jardim de Infância cantaram a canção “Era uma vez uma linda carochinha…”.

Foi um momento de articulação e de partilha em que todos participaram com entusiasmo! 








“Leitura em vai e vem: aLer+… ao colinho” em Jugueiros

No âmbito do projeto de promoção da leitura, “Leitura em vai e vem: aLer+…ao colinho!”,  as crianças da sala 1  têm feito a requisição de livros que levam para casa na mochila. Depois de lido em casa com a colaboração dos pais, o livro requisitado é partilhado, na sala, com os colegas. Da partilha, surgiu a elaboração de um livro individual sobre o 25 de abril e bonitos marcadores de livros.

Este é, sem dúvida, um projeto que as crianças  estão a vivenciar com muito entusiasmo e participação e que contribuirá certamente para lhes incutir o gosto pela leitura tanto em contexto de trabalho no Jardim de Infância como no seio familiar.

















quarta-feira, 4 de maio de 2016

Final distrital do Concurso Nacional de Leitura 2016

Ontem, dia 3 de maio, realizou-se, em S. João da Pesqueira, a prova distrital do 10.º Concurso Nacional de Leitura.
Os alunos representantes do nosso agrupamento estão de parabéns pelo empenho e pela sua prestação nos diferentes momentos deste concurso. 



Aqui lembramos os nomes dos alunos participantes nesta fase distrital.



Escola Básica Infante D. Henrique 



7.º ano -  Maria dos Reis Araújo, n.º16, 7.ºA 

8.º ano - Carolina Isabel Lucas Cosme, n.º 5, 8.º A


9.º ano - Maria Ana Correia Roboredo Chaves Dionísio, n.º 17, 9.º A 




Escola Básica D. Luís de Loureiro


  
7.º ano -  Marta Alexandra Moniz Rodrigues, n.º6, 7.ºI

8.º ano -  Márcia Rafaela Loureiro Pinto, n.º14, 8.ºG

9.º ano -  José Gonçalo P. Santos, n.º14, 9.ºG  



Boas leituras!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dinamização da história "As Maçãs do Sr. Peabody" de Madonna, na BE de Jugueiros

         A educadora Arlete dinamizou na Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, para as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1.º ano, a história «As Maçãs do Sr. Peabody», de Madonna.
Com a dinamização desta atividade pretendeu-se motivar as crianças para a leitura e desenvolver competências na Área do Conhecimento do Mundo. Assim, as crianças para além de conhecerem esta história, tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos relacionados com aspetos civilizacionais da América, e ter contacto com a música pop, uma vez que a escritora também é cantora. 

         Depois de ouvirem e explorarem a história, as crianças realizaram bonitos trabalhos que aqui partilhamos.