terça-feira, 30 de junho de 2015

Boletim informativo "Contacto"

Já está disponível para leitura e consulta o boletim informativo das bibliotecas escolares, referente ao 3.º período.
                                                                                             BOAS LEITURAS!


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Concurso de Leitura da Turma Vocacional


Realizou-se  a prova eliminatória  do Concurso de Leitura  realizado este período com a turma Vocacional, após a leitura e exploração livro «Hipopóptimos, uma história de amor», de Álvaro Magalhães, na aula de Português. Os alunos participaram empenhadamente neste concurso, tendo saído vencedores os seguintes alunos:

1.º lugar - Cristiana Ferreira
2.º lugar - Diana Domingos
3.º lugar- Rafael Bernardo

Parabéns a todos os participantes e ... BOAS LEITURAS!

Hora do Conto na E. B. Infante D. Henrique

No final do mês de maio, na Escola Básica Infante D. Henrique, teve lugar a última sessão deste ano letivo da atividade "Hora do Conto" dinamizada pela nossa contadora de histórias, professora Isabel Moura. Foi o culminar de várias sessões que proporcionaram aos alunos momentos de muita magia e aventuras...
 A equipa da Biblioteca do Infante e todos os alunos agradecem a dedicação e o entusiasmo com que a professora Isabel Moura dinamizou esta atividade ao longo do ano.
 O nosso bem-haja e, no próximo ano letivo, contamos ter novamente o prazer da sua presença na nossa escola para dinamização deste momento tão do agrado de todos!



Jornalista ... por um dia!

As turmas do 5.º ano G e H e a turma do Ensino Vocacional, na disciplina de Língua Portuguesa, realizaram a atividade “Jornalista ... por um dia”, em articulação com a Biblioteca D. Luís de Loureiro.

Esta atividade faz parte do referencial "Aprender com a biblioteca escolar», da Rede de Bibliotecas Escolares e pretendeu desenvolver a literacia dos média e o uso de ferramentas digitais para produzir mensagens.


Neste contexto, os alunos fizeram revisão de conceitos e técnicas associadas à produção de notícias e elaboraram notícias relacionadas com acontecimentos da escola ou da região utilizando o processador de texto word. Por outro lado, os alunos aprenderam a pesquisar e a avaliar a informação disponível na web, tendo tomado conhecimento dos guiões formativos disponibilizados pelas bibliotecas na página do agrupamento.

Publica-se neste espaço um ebook com as das notícias elaboradas pelos alunos. 

Parabéns aos jornalistas e boas leituras!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Exploração de uma obra musical - turma PCA

Os alunos da turma PCA, na disciplina de Língua Portuguesa e Educação Musical, e em articulação com a Biblioteca D. Luís de Loureiro, realizaram a atividade “Exploração de uma obra musical”, do referencial «Aprender com a biblioteca escolar», da RBE. 


A atividade partiu, neste ano letivo, da obra «Carnaval dos Animais», de Camille Saint-Saëns, que podem ouvir aqui:




Os alunos leram, em Português, textos recolhidos pela biblioteca sobre a vida e a obra do autor, organizaram e apresentaram a informação encontrada num powerpoint; exploraram, em Ed. Musical, a obra «Carnaval dos animais», e, paralelamente, foram lendo uma narração explicativa dos diferentes momentos da mesma, segundo proposta da biblioteca. Além disso, os alunos escreveram textos a partir da seleção de um dos animais presentes, ou não, na obra. Os textos produzidos pelos alunos foram compilados neste ebook. 


Parabéns a todos!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Nas férias, ler é um prazer!

Imagem retirada de www.bibliotecadeextensaofpc.blogspot.com


Não te esqueças de levar contigo livros para as férias do Verão...

Aparece na BIBLIOTECA!  Temos muitos e bons livros para ti...


BOAS LEITURAS!

Leitor em destaque - ano letivo 2014-2015





CATEGORIA ALUNOS

2.º CICLO 

João Dinis Coito, n.º 12, 5.º B - BE do Infante
Ana Júlia Martins, n.º 1, 5.º G - BE D. Luís de Loureiro

3.º CICLO 

João Afonso Almeida, n.º 7, 7.º C - BE do Infante
José Gonçalo Santos, n.º 13, 8.º G - BE D. Luís de Loureiro


CATEGORIA PROFESSORES

Aida Morais - BE do Infante
Cristina Andrade - BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA ASSISTENTES OPERACIONAIS / ASSISTENTES TÉCNICOS

Eduarda Almeida - BE do Infante
Adriana Assunção - BE D. Luís de Loureiro

CATEGORIA PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Fernanda Coelho (E.Ed. João Coito, do 5.º B) - BE do Infante
Elisabete Marques Antunes (E.Ed. Rafael, do 5.º H) - BE D. Luís de Loureiro

PARABÉNS A TODOS!

aLeR+ o Holocausto - encontro com António Moncada - neto de Aristides de Sousa Mendes


No passado dia 3 de junho, os alunos do 9.º ano das turmas F e G, encontraram-se, no âmbito do projeto aLeR+ o Holocausto, com o Dr. António de Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.

Neste mesmo dia, foi inaugurada a exposição «Heróis do Holocausto», realizada pelo grupo de Estágio de EMRC, da Universidade Católica Portuguesa de Braga e a Biblioteca D. Luís de Loureiro, e os alunos da turma F do 9.º ano. Um dos heróis da exposição é Aristides de Sousa Mendes e, neste encontro com um seu familiar, os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a vida e os feitos heróicos deste cidadão português, na altura da II Guerra Mundial. 

Os alunos colocaram questões muito pertinentes ao convidado, tendo sido um encontro muito enriquecedor para todos.

Mais informações sobre  este encontro aqui.



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Exposição «Heróis do Holocausto»


Esteve patente na Escola D. Luís de Loureiro, a exposição «Heróis do Holocausto», realizada pelo grupo de Estágio de EMRC, da Universidade Católica Portuguesa de Braga, a Biblioteca D. Luís de Loureiro e os alunos da turma F do 9.º ano, no âmbito do projetaLeR+ o Holocausto.

A exposição retrata a vida e os feitos de alguns cidadãos, na altura da II Guerra Mundial, nomeadamente Aristides de Sousa Mendes,  Padre Joaquim Carreira, Maximiliano Kolbe, Edith Stein, Irena Sendler e Carlos Sampaio Garrido.

Mais informações sobre a exposição aqui e aqui.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Ambiente

CIÊNCIA NA BIBLIOTECA

                                          5 de junho - Dia Mundial do Ambiente

Comemorado desde o dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.
Esta efeméride assume-se como forma privilegiada das Nações Unidas promoverem a consciencialização mundial para as questões ambientais. Há 42 anos, este foi o primeiro grande passo para que em todo o mundo se passasse a ter uma maior atenção e preocupação com o Ambiente.

Este ano, o tema escolhido para assinalar a efeméride é "Sete Mil Milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!" e visa realçar os impactos das atividades económicas e dos padrões de consumo sobre o Ambiente.
O bem-estar da humanidade, o ambiente e o funcionamento da economia, dependem em última análise, da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. A população humana consome mais recursos naturais do que aqueles que o planeta pode fornecer de modo sustentável. Muitos dos ecossistemas da Terra estão a aproximar-se do ponto crítico de colapso e do esgotamento irreversíveis, empurrados pelo crescimento elevado da população e desenvolvimento económico desproporcional e desmesurado.

Em 2050, se os atuais padrões de consumo e produção permanecerem os mesmos, e com uma população crescente que deve chegar a 9,6 biliões, serão necessários três planetas para sustentar o nosso modo de vida e de consumo. Consumir de forma responsável significa viver dentro dos limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os nossos sonhos possam ser realizados. A prosperidade humana não pode “crucificar” a Terra! É urgente viver em harmonia com o planeta. A mudança de atitude de cada indivíduo face à “nossa casa”, a Terra, é fundamental.

“Embora as decisões individuais pareçam insignificantes face às ameaças e problemas ambientais globais, quando biliões de pessoas juntam forças num objetivo comum, conseguem marcar tremendamente a diferença.”

Ban Ki-Moon, Secretário geral das Nações Unidas


Qual o nosso impacto individual no planeta?

            O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, aliado a uma grande produção de resíduos, são marcas de degradação ambiental das sociedades humanas atuais que ainda não se identificam como parte integrante da Biosfera. Foi a pensar na dimensão crescente das marcas que deixamos e na forma de quantificá-las, que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel desenvolveram, em 1996, o conceito de Pegada Ecológica.
A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros. 
No site http://web.ist.utl.pt/~ist155390/ecoladora/ podes calcular a tua pegada ecológica e não te admires se te revelar que precisas de 2, 3 ou 4 planetas para manteres o teu estilo de vida.

Interessa que reflitas e mudes a tua atitude!

Algumas dicas para seres um dos Sete Mil Milhões a mudar o rumo do planeta:

- Reduz os consumos energéticos, utilizando aparelhos elétricos e eletrónicos de baixo consumo. Não deixes os aparelhos ligados, por exemplo, televisão e computador, sem estarem a ser utilizados.

- Reduz o consumo de água. Substitui o banho de imersão por um duche rápido: gastas 1/5 da água. Descarrega o autoclismo só na medida do necessário: cada descarga liberta 6 a 10l de água potável!

- Minimiza a produção de resíduos sólidos, poupando dinheiro ao adquirir embalagens com maior capacidade e produtos com pouca embalagem, sempre que possível recicláveis.

- Se for de qualidade, bebe água da torneira em vez de engarrafada.

- Sempre que possível, adquire produtos produzidos localmente, pois consomem menos combustível no seu transporte, produzindo menos emissões e contribuem para a manutenção do emprego e para o desenvolvimento da economia regional.

- Consume produtos frescos em detrimento dos congelados ou enlatados. Aumenta a proporção de vegetais em relação aos produtos derivados de carne consumidos a cada refeição.

- Utiliza mais a bicicleta e os transportes públicos nas tuas deslocações e sempre que possível anda a pé!

- Utiliza papel 100% reciclado e livre de cloro. Utiliza sempre as duas faces das folhas e reaproveita as desnecessárias para rascunho.

- Evita comprar produtos de usar e deitar fora, tais como papel de cozinha, guardanapos, toalhas de papel, talheres e copos de plástico, etc...

- Reutiliza e recicla o lixo doméstico.

Para saberes mais, consulta:

CABRAL, Inês. Guia do Consumo Responsável [em linha]. Lisboa: Sustentare Lda. [Consult. 4 Jun. 2015]. Disponível em:

Na Biblioteca:

EMMERICH, Roland. O Dia Depois de Amanhã [Registo vídeo]. E.U.A.: Centropolis Entertainment, 2004.


BENDER, Lawrence; DAVID, Laurie. Uma Verdade Inconveniente [Registo vídeo]. E.U.A.: Paramont Classics, 2006.

terça-feira, 2 de junho de 2015

aLeR+ a Física

Ao longo do ano letivo, a biblioteca D. Luís de Loureiro desenvolveu uma atividade de articulação curricular com a disciplina de Físico-química, nas turmas do 9.º F e G, no âmbito do projeto aLeR+. Pretendeu-se promover a leitura de textos relacionados com a temática da física e a consolidação de conteúdos curriculares. 

Os alunos leram, no primeiro período,  um capítulo do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, no âmbito da lecionação do conteúdo curricular «As forças», e exploraram o Poema para Galileo, de António Gedeão. 

No segundo período, os alunos leram outro capítulo do livro Física Divertida, de Carlos Fiolhais, no âmbito da lecionação da unidade temática «Mecânica/Fluidos» e participaram numa sessão na biblioteca sobre a importância da Biblioteca de Alexandria para o desenvolvimento do conhecimento científico ao longo dos tempos.  

Finalmente, no 3.º período, os alunos realizaram podcasts com poemas de António Gedeão alusivos a conteúdos desta disciplina e que aqui publicamos. 



Boas leituras!