quinta-feira, 28 de maio de 2015

A propósito do mês de maio, Mês do Coração...

CIÊNCIA NA BIBLIOTECA

A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de maio como o Mês do Coração, a pensar na sensibilização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis.

A propósito do Mês do Coração, deixamos-te aqui um questionário. Responde e testa os teus conhecimentos sobre o coração.

Sessões sobre Ética da Informação

Durante o mês de maio, a Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro organizaram sessões de sensibilização sobre ética da informação, cujos destinatários foram alunos do 9.º ano. 

Pretendeu-se com estas sessões sensibilizar os alunos para a utilização dos sistemas de informação de forma consciente e responsável, alertando-os para a necessidade de utilizarem, de forma ética, a informação no que diz respeito à sua criação, organização, disseminação e uso, assim como as TIC.

Assim, as turmas do 9.º A, 9.º E, 9.º F e 9.º G tiveram oportunidade de refletir sobre um conjunto de problemas éticos ligados à informação, nomeadamente, o desrespeito pela liberdade intelectual, pela privacidade e propriedade intelectual. Os alunos foram ainda esclarecidos sobre formas de evitar o desrespeito de certos direitos, decorrente da utilização indevida das Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo assistido com grande interesse às sessões.
Imagem retirada de:
http://s860.photobucket.com/user/julioblogger/media/Maquinas%20de%20Musica%20e%20Video%20Clipes/Mundo-Digital.jpg.html

Candidatura 2015 - Ideias com mérito (RBE) - Projeto SER+ CIDADÃO

 
         O projeto SER+ CIDADÃO, da Escola D. Luís de Loureiro, foi selecionado pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da Candidatura 2015: Ideias com Mérito. Esta candidatura visa identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as boas práticas das bibliotecas. No universo das candidaturas apresentadas, foram selecionados apenas onze projetos a nível nacional, tendo sido divulgados os vencedores no passado dia 18 de maio.
A partir da biblioteca escolar D. Luís de Loureiro, realizar-se-ão, nos próximos dois anos letivos, diversas atividades de articulação curricular com vista ao desenvolvimento das competências leitoras, digitais e de informação, recorrendo a dispositivos móveis,  e promover-se-á a educação intercultural junto dos alunos.
O projeto dá continuidade a um conjunto de atividades que têm vindo a ser realizadas pela Biblioteca D. Luís de Loureiro, cumprindo objetivos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, e terá como parceiros entidades locais e nacionais.
 

Dia do Autor Português

No dia 22 de maio celebrou-se o Dia do Autor Português. Nas Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro evocou-se este dia com uma exposição de poemas de autores portugueses, em jeito de jardim poético. Nos intervalos, os alunos puderam ainda visualizar  entrevistas realizadas a quatro grandes autores portugueses: Álvaro Magalhães, António Mota, Ana Maria Magalhães e Alice Vieira.

 
 
 

     

Boas leituras!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

aLeR + a Matemática



No âmbito da atividade aLeR+ a Matemática, foram realizadas atividades com as turmas do 6.º PCA e 6.º E e com as turmas G e H do 8.º ano.

Na turma PCA, foi lida a História do rapaz que tinha zero a matemática, de Luísa Ducla Soares e alguns poemas do Pequeno livro da Desmatemática, de Manuel António Pina. Os alunos realizaram diversas atividades de leitura e escrita a partir destes livros. Realçamos a escrita coletiva da letra com base na música «Bailando», de Mikael Carreira e Enrique Iglesias, e a sua entoação empenhada por parte de todos os alunos.





Na turma do 6.º E, os alunos leram o poema A história infinita do π do Pequeno livro da Desmatemática de Manuel António Pina e realizaram atividades sobre o poema analisado. Os alunos foram ainda convidados a escrever poemas sobre conceitos matemáticos abordados nas aulas da disciplina.

Nas turmas do 8.º ano, os alunos leram, igualmente, excertos do Pequeno livro da Desmatemática e escreveram pequenos textos narrativos no âmbito da unidade curricular que estavam a abordar. Deixamos aqui algumas das histórias de matemática elaboradas por alunas da turma do 8.º H. Parabéns às participantes!


terça-feira, 26 de maio de 2015

Concurso de taramelas promovido pela ASSOPS


No âmbito das atividades promovidas pela ASSOPS no domínio tradiconal e popular,  esta associação promove um concurso de taramelas. Lê o regulamento aqui...

e concorre! Não percas a oportunidade de mostrar o teu talento e criatividade!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

aLeR + o Ambiente

Os alunos do 1.º Ciclo, e do 5.º e 6.º ano (na disciplina de Ciências Naturais), em articulação com as Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro, realizaram a atividade “aLeR+ o Ambiente”. 
Esta atividade pretendeu motivar os alunos para a leitura de textos literários e não literários na área das ciências naturais, promovendo-se deste modo a leitura e a consolidação dos conteúdos curriculares e o desenvolvimento de competências de expressão escrita.
Nas Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro realizou-se uma exposição subordinada à temática "A Poesia e o Ambiente em Destaque".



Nas turmas do 5.º ano, os alunos leram poemas do livro «Bichos em perigo», de Maria Teresa Maia Gonzalez e escreveram poemas sobre animais, no âmbito da unidade curricular que estavam a abordar.
Nas turmas do 6.º ano, os alunos exploraram poemas da obra «Herbário» de Jorge Sousa Braga e criaram poemas sobre plantas, à sua escolha, de acordo com a unidade curricular lecionada na disciplina de Ciências Naturais.

 Aqui publicamos alguns dos poemas elaborados pelos alunos das turmas do 5.º e do 6.º ano.







segunda-feira, 18 de maio de 2015

Autor em destaque - Álvaro Magalhães

O autor em destaque do mês de maio é Álvaro Magalhães, um grande escritor de literatura infantojuvenil portuguesa. Para além da exposição sobre a vida e a obra deste escritor, podes encontrar mais informação sobre a sua vida aqui. Lê esta maravilhosa entrevista aqui e aproveita e visualiza também estes vídeos sobre este autor:






Visita, com alguns leitores da Visão Júnior, o escritor, em sua casa, aqui.

Na tua biblioteca, encontras muitos livros escritos por Álvaro Magalhães. Estamos à tua espera! 

BOAS LEITURAS!



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Celebrar a diversidade cultural

Hoje, no âmbito do projeto «Celebrar a diversidade cultural», realizou-se na biblioteca D. Luís de Loureiro uma sessão sobre diversidade cultural, em articulação com a Rede Europeia Anti-pobreza. Os alunos do 8.º ano refletiram sobre esta problemática  e realizaram um jogo, em colaboração com Bakar, um cidadão da Guiné Bissau. A nossa gratidão à EANP pela preciosa colaboração nesta atividade.

Da parte da tarde, atividade que envolveu toda a escola (cerca de 70 participantes) e que antecipou a comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, que se celebra no dia 21 de maio, a biblioteca promoveu um workshop subordinado ao tema «Danças do Mundo».  Agradecemos desde já a colaboração amiga das professoras Cátia Branco e Maria José Bento na aprendizagem da "zumba", bem como da Margarida Fonseca, da Escola de Dança «Lugar Presente» que nos ensinou a "dança do ventre".

Este projeto incluiu ainda a realização de atividades em articulação com as disciplinas de Geografia, EMRC e Formação Cívica das turmas do 8.º ano, a saber:
  •  sessões de sensibilização  sobre diversidade cultural e cultura cigana (Formação Cívica);
  •  reflexão e debate sobre a questão da diversidade cultural e religiosa (Geografia e EMRC).
Deixamos aqui o registo das atividades realizadas hoje, ao longo do dia.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

A Guerra Colonial na primeira pessoa

Nos dias 20, 22, 24 e 28 de abril nas Bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro, ex-combatentes da Guerra Colonial deram o seu testemunho aos alunos do 6.º ano. O evento foi organizado pelo grupo de História do 2.º ciclo. Estiveram presentes o presidente da delegação de Viseu da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA), João Gonçalves e um colega da associação.

Os alunos colocaram questões muito pertinentes aos ex-combatentes e as suas respostas, para além de transmitirem conhecimentos históricos, foram autênticas lições de vida. Deixamos aqui o registo de alguns desses momentos.