sábado, 29 de novembro de 2014

Autor em Destaque - Agustina Bessa-Luís

Ao longo do  mês de novembro, a escritora Agustina Bessa-Luís esteve em destaque na Biblioteca do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro.
Agustina Bessa-Luís, pseudónimo literário de  Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, é uma das mais consagradas escritoras da contemporaneidade  portuguesa. 


Conhecida não só como romancista, mas também como autora de peças de teatro, guiões de cinema, biografias, ensaios e livros infantis, a sua obra conta com mais de meia centena de títulos.
Aqui lembramos algumas das suas obras:

            

domingo, 16 de novembro de 2014

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares em Jugueiros

Na Escola Básica de Jugueiros, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares comemorou-se com muita criatividade e entusiasmo. Os alunos ouviram com grande interesse a história "Sara e o Gigante das histórias", tendo participado na recriação das personagens e espaços da mesma.
Aqui publicamos alguns dos momentos vivenciados pelos alunos que tão intensamente comemoraram a leitura, os livros e a Biblioteca Escolar.












Nas várias turmas, os alunos realizaram atividades de escrita sobre a história "Sara e o Gigante das histórias".
Parabéns a todos os alunos pelos excelentes trabalhos realizados!








sábado, 15 de novembro de 2014

"Flashes" de Leitura - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Na última semana de outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os Encarregados de Educação dos alunos do 6.º A surpreenderam alunos e professores, durante a hora de almoço, na cantina da Escola Básica Infante D. Henrique, com a leitura/ declamação de excertos de obras relacionadas com a leitura, os livros e as bibliotecas escolares. Viveu-se, naquele espaço, um momento muito especial de partilha de leituras, tendo os Encarregados de Educação participantes na atividade manifestado e partilhado, com os presentes, o seu gosto e entusiasmo pela leitura.

A atividade decorreu no contexto de uma parceria estabelecida entre as bibliotecas escolares e a responsável pelo projeto "Escola e Família em Formação/Ação".

O nosso bem-haja aos Encarregados de Educação do 6.º A pelo surpreendente momento a todos proporcionado!

Trabalhos dos alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar


Partilhamos aqui os trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo,  realizados a partir das histórias contadas no âmbito da comemoração do mês das bibliotecas escolares.


Escola do 1.º CEB de Teivas



Jardim de Infância de Vila Chã de Sá




Escola Básica do 1.º Ciclo de  Ranhados





Escola Básica do 1.º Ciclo de  Passos de Silgueiros

            


                                          Escola Básica do 1.º Ciclo de  Oliveira de Barreiros







Jardim de Infância de Fail





Jardim de Infância de Ranhados




Escola Básica do 1.º Ciclo de Vila Chã de Sá






Concursos a decorrer

Concurso Concelhio de Leitura

Está a decorrer, no agrupamento, o Concurso Concelhio de Leitura destinado aos alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos.
Lembramos que os alunos dos 5.º e 6.º anos inscritos no concurso realizarão as provas relativas à 1.ª fase nas datas seguintes:

Escola Básica Infante D. Henrique

5.º A e 5.º B - Dia 19 de novembro - 8h.30m às 9h.15m - Obra: O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

5.º C, D, E e F - Dia 19 de novembro - 9h.15m às 10h.00m - Obra: O rapaz de bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

Turmas do 6.º Ano - Dia 19 de novembro - 10h 20m às 11h.05m. - Obra: Pedro Alecrim de     António Mota

A realização das provas terá lugar no auditório da Escola Básica Infante D. Henrique.



Concurso Nacional de Leitura - 9.ª Edição


Recordamos os alunos que as inscrições para a participação no Concurso Nacional de Leitura estão a decorrer. Este concurso dirigido aos alunos do 3.º Ciclo  e ensino Secundário é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a DGLB (Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

Se queres participar e ainda não te inscreveste, podes fazê-lo junto do teu professor de Português ou na biblioteca da tua escola.


Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica D. Luís de Loureiro:
  •  7.º Ano: A Lenda de Despereaux, de Kate DiCamillo
  •  8º Ano: Diário secreto de Camila, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
  •  9.º Ano: O velho e o mar, de Ernest Hemingway

Obras selecionadas para os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique:
  •  7º Ano: A Casa das Bengalas, de António Mota
  •  8º Ano: Noites no Sótão, de Maria Teresa Maia Gonzalez
  •  9º Ano: A Pérola, de J. Steinbeck.                                                                           PARTICIPA!


Concurso Uma Aventura Literária 2015


Encontram-se abertas as inscrições para o concurso Uma Aventura Literária 2015 (clica AQUI para acederes ao Regulamento) destinado a alunos da educação Pré-escolar ao 12.º ano, nas modalidades de texto original, crítica, desenho, teatro e olimpíadas da História.


Para mais informações sobre o concurso e sobre as obras disponíveis, dirige-te à tua Biblioteca Escolar. O prazo de entrega de trabalhos termina a 16 de fevereiro de 2015.

Aventura-te!



Conta-nos Uma História!


Podcast na Educação

O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lança a 6.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!" -Podcast na educação.

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. 

O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de carácter mais lúdico.

As histórias a admitir a concurso podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
Fonte: http://erte.dge.mec.pt/index.php?section=439