quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Encontro com o escritor Tiago Salgueiro


Nos próximos dias 21 e 28 de fevereiro, o escritor Tiago Salgueiro vai estar nas Escolas Básica Infante D. Henrique, D. Luís de Loureiro e na Escola de Jugueiros. Participarão no encontro com o escritor as crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento.
Tiago Salgueiro é um autor com obras consagradas no Plano Nacional de Leitura. Para além de escritor, é também ilustrador, cujas ilustrações assina com o verdadeiro nome, José Saraiva.
Está patente nas Bibliotecas do Agrupamento uma pequena exposição sobre a vida e obra do escritor/ilustrador.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sessões de sensibilização - "Dia da Internet mais segura"

Realizaram-se, hoje, na Escola D. Luís de Loureiro, duas sessões de sensibilização sobre Internet Segura promovidas pela GNR, em articulação com a Microsoft. A Biblioteca ficou repleta de alunos do 3.º ciclo interessados em saber como navegar sem riscos nesse mundo imenso que é a Web. Foram momentos de reflexão e diálogo muito enriquecedores para todos os participantes.
 
 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dia de São Valentim


No próximo dia 14 de fevereiro celebra-se o Dia de São  Valentim. Ao longo da semana, nas bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro podes ler poemas de autores lusófonos, ver a montra de livros e de filmes sobre a temática do AMOR disponíveis à tua espera.





















Inspira-te e escreve um poema de amor. Entrega-o na tua biblioteca até ao final da semana. Os melhores poemas serão publicados no blogue das bibliotecas!
Participa!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sessões de sensibilização - "Dia da Internet Mais Segura"

Para assinalar o "Dia da Internet Mais Segura", a Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro organizaram sessões de sensibilização sobre esta temática, em parceria com a Microsoft. 
Na Escola Básica Infante D. Henrique, as sessões de sensibilização foram dinamizadas por Pedro Almeida, colaborador da Microsoft. Os alunos participantes assistiram com grande interesse, tendo-se verificado uma interação muito esclarecedora no âmbito do tema.




sábado, 8 de fevereiro de 2014

Semana da Internet Mais Segura

Semana da Internet Mais Segura decorre de 10 a 14 de fevereiro, associada ao tema “Juntos vamos criar uma Internet melhor”. 

A 11 de fevereiro celebra-se mais um Dia da Internet Mais Segura. O Dia da Internet Segura é organizado pela Rede Europeia Ins@fe, representada em Potugal pelo Centro Internet SeguraCom a celebração deste dia, pretende-se promover uma utilização mais segura e mais responsável das tecnologias online, sobretudo entre as crianças e os jovens.


Aqui te deixamos o vídeo oficial desta efeméride.


Para mais informações relacionadas com a utilização segura da Internet, consulta o site SeguraNet, aqui, onde podes aprender e testar os teus conhecimentos de forma divertida.

E não te esqueças que, como CIDADÃO DIGITAL, deves seguir os conselhos que aqui te deixamos:



 Ilustração e textos adaptados a partir do original de Sandy Karas Liptak publicado no blogue “The Book Fairy Goddess” 
 Fonte: blogue da professora Teresa Pombo

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Autor em destaque


Depois de Ondjaki, escritor angolano, evocado nas bibliotecas do Infante e D. Luís de Loureiro, destaca-se, nas próximas semanas, nas referidas bibliotecas, o grande escritor moçambicano Mia Couto.





Podem ouvir aqui Mia Couto, a falar da sua vida e da sua obra:


BOAS LEITURAS!

Atividade de promoção da leitura - Biblioteca de Jugueiros

As crianças do Jardim de Infâcia de Jugueiros encantaram-se com a história "Onde a neve cai" de Claire Freedman, maravilhosamente narrada pela "Contadora de Histórias" que as surpreendeu com a sua visita.


Aqui fica registado o momento.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"De mãos dadas com os livros" - entrega dos baús para leitura domiciliária

Ao longo da última quinzena, foram entregues, em todas as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, os pacotes de leitura orientada (PNL) e os baús para leitura domiciliária nas escolas e jardins onde não há biblioteca. As professoras bibliotecárias dinamizaram ainda uma atividade de promoção da leitura, contando uma história.

 Este ano o tema da Semana da Leitura é a "Língua Portuguesa" e, por isso, os alunos foram já sensibilizados para a literatura infantil e juvenil de autores lusófonos. Os alunos ouviram histórias de José Eduardo Agualusa e Ondjaki, dois escritores angolanos, assim como de Mia Couto, escritor moçambicano.













Aqui ficam alguns registos desta atividade.



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vencedores do Concurso Concelhio de Leitura (2.ª fase)

São já conhecidos os alunos vencedores da 2.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, apurados para a fase final do mesmo.

Aqui fica a lista de alunos relativa ao 1.º Ciclo (4.º ano), assim como a lista relativa ao 2.º Ciclo.


Estes alunos representarão o agrupamento na fase concelhia (final) do concurso que terá lugar em abril.

PARABÉNS A TODOS!