sexta-feira, 29 de novembro de 2013

1 de dezembro- Dia Mundial da luta contra a SIDA

No próximo domingo, 1 de dezembro, celebra-se o «Dia Mundial de Luta contra a SIDA», este ano inspirado no tema «Getting to Zero», numa clara referência à elimação das infecções.
 
Este dia é uma oportunidade para as pessoas do mundo inteiro se unirem na luta contra o VIH, demonstrar  apoio para com as pessoas que vivem com o vírus e lembrar os que já morreram por causa desta doença.
 
De acordo com os dados da ONU, existem no mundo cerca de 34 milhões de pessoas infectadas com o VIH SIDA. Mais de 25 milhões de pessoas morreram desta doença entre 1981 e 2007, fazendo desta a pandemia mais destrutiva da história.
 
Muitos avanços científicos têm sido feitos no tratamento do VIH nas últimas décadas, no entanto, muitas pessoas ainda  não sabem como se proteger a si e aos outros contra o VIH. A discriminação continuam a ser uma realidade para muitas pessoas que vivem com a doença.
 
Alguns recursos para apoiar a reflexão sobre esta temática:
 
 "VIH, o bicho da Sida", de Rui Zink, Ed. Almedina
 
 
 "Satisfaçam a minha curiosidade", de Maria Amália Vaz Guedes e Rita Olivaes, Ed. Impala
 
"Vamos falar de sexo", de Robie H. Harris, Ed.Terramar

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"A menina que detestava livros"

 "A menina que detestava livros", de  Manjusha Pawagi e ilustrações de Leanne Franson, é um livro sobre a magia da leitura.



Animação brasileira baseada neste livro:



Texto original, com interpretação de narradores portugueses:




Bom fim de semana e boas leituras!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Aniversário de Manuel António Pina

O escritor Manuel António Pina faria hoje 70 anos.



Os seus amigos quiseram prestar-lhe homenagem, lançando, hoje, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, o livro O Senhor Pina, escrito por Álvaro Magalhães e ilustrado por Luiz Darocha.

O livro é, segundo a editora, «de uma homenagem comovente prestada por Álvaro Magalhães, um dos seus grandes amigos». É composto por dezasseis ficções «que erguem um retrato íntimo, sensível e muito bem-humorado do poeta Manuel António Pina, desde o seu modo peculiar de olhar a vida e a literatura até à sua relação com Joanica-Puff, o Urso com Poucos Miolos que ele tanto admirava».

Também a Biblioteca do Infante e a Biblioteca D. Luís de Loureiro quiseram homenagear o escritor com uma pequena exposição alusiva à sua vida e obra. Esta exposição estará patente, nas bibliotecas, até ao final do mês de novembro.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Concursos de Leitura

Está a decorrer, no agrupamento, o Concurso Concelhio de Leitura, destinado aos alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos, assim como  o Concurso Nacional de Leitura dirigido aos alunos dos 7.º, 8.º e 9. anos.

Aqui ficam os respetivos regulamentos. PARTICIPA!




quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Concurso "Autor Mistério"


 
 

Na Biblioteca D. Luís de Loureiro, ao longo do ano letivo,  acontecerá o concurso "Autor Mistério". Este concurso destina-se a todos os alunos do 5.º ao 9.º ano da Escola D. Luís de Loureiro e tem por objetivo dar a conhecer um autor português nascido e residente em território nacional.

No início de cada mês será colocado um enigma no placard da biblioteca. Os alunos devem tentar desvendar o mistério utilizando para o efeito uma ficha disponível junto ao placard.

Consulta o regulamento na biblioteca!
 
 
 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

S. Martinho no Jardim e Escola do 1.º Ciclo de Jugueiros




Os meninos do Jardim de Infância e as crianças do 1.º Ciclo de Jugueiros festejaram o S. Martinho, elaborando bonitos trabalhos e ouvindo, na Biblioteca, a história da Maria Castanha.

 Aqui publicamos alguns dos trabalhos realizados para comemorar esta efeméride.









Albert Camus - Centenário do seu nascimento

      
       Há 100 anos nasceu Albert Camus, escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês. Nasceu na Argélia a 7 de novembro 1913, no seio de uma família modesta. Passou os primeiros anos da sua vida no norte de África e estudou na universidade de Argel.

       Durante a Segunda Guerra Mundial, converteu-se num membro da Resistência Francesa e, no período depois da guerra, foi editor do jornal Combat .

       É um dos escritores franceses mais famosos do século XX, traduzido em 40 idiomas. "O Estrangeiro" e "A Peste" são referências da literatura mundial, símbolos de sua reflexão política e filosófica. Romances, ensaios, peças de teatro e trinta livros compõem a sua obra, coroada com o Prémio Nobel da Literatura em 1957, tinha apenas 44 anos.



Albert Camus a 17 de outubro de 1957, pouco depois de saber que tinha sido distinguido com o Prémio Nobel da literatura (Foto: Stringer/AFP)

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Halloween no Jardim e Escola do 1º Ciclo de Jugueiros

No Jardim de Infância e na Escola do 1º Ciclo de Jugueiros festejou-se o Halloween com muita alegria, entusiasmo e imaginação!

Aqui partilhamos alguns dos trabalhos realizados pelas crianças do Jardim de Infância e pelos alunos do 1º Ciclo. Parabéns a todos pelos bonitos trabalhos realizados!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

"Hora do Conto" na Biblioteca do Infante


Ainda durante o mês de outubro teve início, na Biblioteca do Infante, a atividade "Hora do Conto" dinamizada pela contadora de histórias, professora Isabel Moura. Esta atividade decorrerá durante o ano letivo, às quartas-feiras, quinzenalmente.

 Nas duas sessões já realizadas, verificou-se uma grande participação por parte dos alunos que assistiram às histórias com muito agrado e interesse.
Mais uma vez, o nosso agradecimento à professora Isabel Moura pela sua disponibilidade e entusiasmo!



Não te esqueças de fazer a tua inscrição na Biblioteca do Infante para as próximas sessões!

Relembrar Natália Correia


Durante o mês de outubro, esteve patente na Biblioteca do Infante uma pequena exposição alusiva a Natália Correia, comemorativa dos 90 anos do seu nascimento e 20 da sua morte.

Natália Correia foi, sem dúvida, uma grande intelectual, poeta e ativista social, na defesa dos direitos humanos e em particular dos direitos das mulheres.




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prémio José Saramago 2013 atribuído ao escritor Ondjaki

O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", é o vencedor do Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros. A distinção foi anunciada ontem, dia 5 de novembro, no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves. É também o segundo galardão que o escritor recebe este ano, depois do Prémio Fundação Nacional do Livro Infantil.
 
Esta é a oitava edição do galardão, instituído pela Fundação Círculo de Leitores, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação da obra.




Podes encontrar nas bibliotecas do Agrupamento os seguintes livros deste escritor:

 


Podes ouvir aqui o escritor a falar de um dos seus livros no programa LER MAIS,  LER MELHOR, da RTP2:



Boas leituras!

Trabalhos dos alunos - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Aqui fica a partilha de alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em outubro passado. Em todas as Escolas do 1.º ciclo, nos Jardins de Infância e nas Escolas Básicas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro foram realizadas atividades, tendo-se refletido sobre a importância da leitura e das bibliotecas escolares.

                           Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo de Jugueiros






Jardim de Infância de Teivas


Escola do 1.º Ciclo de Oliveira de Barreiros








Jardim de Infância de S. João de Lourosa



Jardim de infância de s. joão de lourosa mibe from bibliotecasviseusul


Jardim de Infância de Ranhados



Jardim de Infância de Vila Chã de Sá



Escola do 1º Ciclo de Vila Chã de Sá


 Escola do 1º Ciclo de Repeses


Acróstico mibe- 3.º ano repeses from bibliotecasviseusul

Escola do 1.º Ciclo de S. João de Lourosa


1.º ceb s. joão lourosa from bibliotecasviseusul


Escola do 1.º Ciclo de Ranhados



Todos os alunos do agrupamento visualizaram ainda o magnífico filme "Os fantásticos livros voadores do Senhor Morris Lessmore".