segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Comemorar a Biblioteca Escolar

O nosso agrupamento festejou, mais uma vez, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, tendo os livros da Biblioteca Itinerante ido ao encontro dos mais pequenos.
As crianças entusiasmaram-se com a chegada dos novos livros e deliciaram-se com a "História do livro ativo".

Aqui fica registada essa partilha nos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo.

Fail - Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo
 


Jardim de Infância de Vila Chã de Sá
 

Escola do 1.º Ciclo de Vila Chã de Sá
 

Jardim de Infância de Ranhados
 


Escola do 1.º Ciclo de Ranhados

A festa das Bibliotecas Escolares celebrou-se ainda nas Escolas do 1.º ciclo de S. João de Lourosa, Loureiro de Silgueiros, Teivas, Oliveira de Barreiros, Repeses, Paradinha, Lages e Passos de Silgueiros, bem como nos Jardins de Infância de Paradinha, Teivas, S. João de Lourosa, Loureiro e Passos de Silgueiros.

 
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Biblioteca Escolar: uma porta para a vida!


Ao longo do mês de Outubro, celebra-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Neste âmbito, serão realizadas no nosso agrupamento várias atividades em todos os Jardins, escolas do 1.º ciclo, bem como nas bibliotecas das escolas do 1.º ciclo de Jugueiros, de S. João de Lourosa e do Loureiro e nas escolas Infante D. Henrique e D. Luís de Loureiro. Pretende-se celebrar a importância da biblioteca escolar na formação dos alunos e promover, em simultâneo, a leitura.
 
Os alunos do 5.º ano farão formação de utilizadores (À descoberta da BE!) e todos os alunos serão convidados a visualizar o filme "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore". Além disso, serão entregues em todas as escolas do agrupamento os pacotes para leitura orientada do PNL, bem como, nas escolas sem biblioteca, os baús para leitura domiciliária, acompanhados de atividades de promoção da leitura.

A tua biblioteca escolar é uma verdadeiras porta para o Futuro!!
 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Aconteceu, em setembro, na Biblioteca de Jugueiros...

A Biblioteca da Escola Básica de Jugueiros, durante o mês de setembro (de 13 a 30 de setembro), dinamizou atividades várias de motivação para a leitura.
As crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico visitaram a Biblioteca e ouviram diversas histórias: “O Frederico” de Leo Leoni, “O Coelhinho Branco” de António Torrado e “O Gato Comilão” de Patacrúa Oliveiro Dumas.

 Foram realizados trabalhos acerca das várias atividades dinamizadas, tendo sido selecionados alguns que aqui partilhamos.

“O Frederico” de Leo Leoni



 “O Coelhinho Branco” de António Torrado



“O Gato Comilão” de Patacrúa Oliveiro Dumas




Receção aos alunos do 5.º ano na Biblioteca do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro

No início deste ano letivo, no dia da receção aos alunos e Encarregados de Educação, dia 13 de setembro, todos os alunos do 5.º ano realizaram uma visita à Biblioteca da sua escola acompanhados pelos respetivos Encarregados de Educação. Ali, tiveram a oportunidade de conhecer aquela que vai ser a sua Biblioteca e foram convidados a descobrir os livros que nela moram.
Aqui fica registado o momento.


Bom Ano! Boas Leituras!

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Viseu Sul desejam a toda a comunidade educativa um bom ano letivo com muitos sucessos ...



BOAS LEITURAS!



"As bibliotecas são (…) lugares de viagem."     
                                                                                        Valter Hugo Mãe

                                                                

Bem - vindos

Bem-vindos ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Viseu Sul!